Quarta, 03 de agosto de 2022
Legislativo de Santo Ângelo entrega Cidadania Honorária a José Marques da Silva
José Marques da Silva recebe título de Cidadão Honorário de Santo Ângelo
A presença de familiares, amigos e ex-colegas marcou a grandiosa solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário ao senhor José Marques da Silva. O requerimento da matéria foi proposto pelo ex-vereador Lucas Lima, durante seu mandato em 2019, tendo como objetivo reconhecer os importantes e relevantes serviços prestados pelo senhor josé Marques à comunidade da santo-angelense, bem como prestigiar e demonstrar tamanha gratidão do povo santo-angelense a sua pessoa. Devido ao período de isolamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, a solenidade foi concretizada somente nesta segunda-feira (1), no Plenário Juarez Alves Lemos, contando com a presença do homenageado e sua família, além de autoridades locais.
Na ausência do requerente da homenagem, o ex-vereador Lucas Lima, o Presidente do Legislativo, Osvaldir Ribeiro de Souza (MDB), fez o uso da palavra expressando tamanha alegria do Poder Legislativo em conceder o mais do que merecido Título de Cidadão Honorário ao senhor José Marques. Vando, realizou resgate histórico da longa trajetória do bacharel em sua carreira, e destacou a conduta do homenageado durante o desempenho de suas atividades na vida pública em prol dos cidadãos santo-angelenses.
Em seu discurso, muito descontraído, seu José, revelou se sentir muito agradecido pelo reconhecimento, relembrando diversos momentos de sua história pública na Capital das Missões. Ressaltou o importante apoio da família em especial de sua companheira há mais de 50 anos, senhora Clori Cunha da Silva e seus filhos. Relembrou ainda, que foi em seu período de Presidência da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo que foi aprovado o nome do ex-vereador Juarez Alves Lemos, para batizar o plenário da Câmara.
Homenageado
O Missioneiro José Marques da Silva é natural de Santo Antônio das Missões, casado com Clori Cunha da Silva e pai de Luciana e Jessé. Estudou na Escola de Graduados da Brigada Militar, em Santa Maria, na Academia da Polícia Civil em Porto Alegre, e se formou em Direito na Faculdade de Direito de Santo Ângelo - FADISA, se especializando na área de Direito Público pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul.
Em Santo Ângelo, atuou no magistério municipal entre 1966 e 1968, foi Policial Civil e Militar entre 1968 e 1994, e desde então atua como advogado no município. José Marques, foi vereador entre os anos 2000 e 2004, oportunidade em que presidiu esta Casa Legislativa em seu último ano de mandato.
Na Administração Municipal, exerceu a função de Diretor do Departamento de Compras e Patrimônio, Diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Secretário Geral do Município, Chefe de Gabinete e Secretário de Habitação. Em 2005, o advogado também atuou na função de Consultor Jurídico da UNESCO.
Longos anos de serviço público lhe renderam o Título de Cidadão Honorário de Santo Ângelo.
OUTRAS NOTÍCIAS
10 de agosto de 2022
Agosto Lilás fortalece a luta contra a violência da mulher em Santo Ângelo
09 de agosto de 2022
Associação dos Supervisores de Educação do RS recebe homenagem da Câmara de Vereadores
08 de agosto de 2022
Músico Arnóbio Bilia recebe a Ordem da Cruz Missioneira
04 de agosto de 2022
Reunião define ações de melhorias para os pontos de táxi de Santo Ângelo
03 de agosto de 2022
Legislativo homenageia Colégio Teresa Verzeri pela passagem de seus 90 anos