Domingo, 03 de julho de 2022
Legislativo busca junto ao Executivo nova sede para a Liga Feminina de Combate ao Câncer
Durante o Espaço das Entidades, na noite de segunda-feira (27), a Liga Feminina de Combate ao Câncer, utilizou o espaço para trazer ao conhecimento da comunidade, a atual situação que se encontra a sede da entidade.
Ao longo de sua fala, Adriana Dorneles da Silva, tesoureira da Liga, citou que a atual sede, encontra-se com diferentes problemas estruturais como o forro caindo e muitos buracos no chão, o que torna o atendimento inviável, afirma. Adriana destaca, que as ações de entrega de alimentos para as famílias atendidas estão sendo realizadas na rua, em frente ao prédio, e que os exames preventivos do colo do útero estão paralisados devido à falta de estrutura. Outra situação que a tesoureira questionou, foi referente ao terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, para a construção da sede da Liga. Ela afirmou que atualmente há uma construção sendo levantada no local em que já havia sido destinado à Liga através de cessão pública.
Trazendo ao conhecimento do Legislativo, e uma vez ciente da situação, o Presidente da Câmara se prontificou a intermediar juntamente com o Executivo Municipal possíveis soluções para essa situação.
Para o Presidente do Legislativo, Osvaldir Ribeiro de Souza (MDB), se trata de fornecer condições mínimas de trabalho para essas pessoas que estão desenvolvendo, de forma voluntária, um trabalho que é de competência do município estar desempenhando. Portanto, o mínimo a se fazer é gerar condições para essas mulheres continuarem desempenhando seus trabalhos voluntários de forma grandiosa e com excelência, afirma Vando.
Reunião e visitação de um novo imóvel
Diante do exposto, foi realizada uma reunião, na manhã desta sexta-feira (1), com a presença de Jânio Bones, Secretário de Governo e Relações Institucionais. Na oportunidade foi esclarecido o equívoco da cedência do mesmo terreno para duas entidades distintas. Jânio, destacou que o equívoco ocorreu devido à organização dos processos internos da prefeitura, e se colocou à disposição para solucionar a situação, sugerindo um novo espaço para a sede da Liga. O imóvel sugerido é a antiga sede da Associação dos Pequenos Comerciantes de Santo Ângelo, próximo ao Fórum. O local possui amplo espaço para atendimento dos pacientes, bem como realização de promoções para angariar fundos para a entidade.
Após visitarem o local, as representantes da Liga manifestaram interesse no imóvel, porém solicitaram algumas reformas e adaptações para realizarem os atendimentos. Nos próximos dias deverá ocorrer um encontro com o prefeito Jacques Barbosa, para verificar a viabilidade de instalação da sede no local e reformas.
Participaram do encontro o Presidente do Legislativo, Vando Ribeiro (MDB), e vereadores Nader Awad (PSD), Carlos Gonçalves (PRTB), Nivaldo Langer (PP), João Cardoso (União Brasil) e a vereadora Jacqueline Possebom (PDT), além das representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer
A entidade possui 45 anos de atuação em Santo Ângelo, e é mantida através de um grupo de voluntárias, que se dividem para realizar os atendimentos. Ao longo deste longo período a Liga já atuou em anexo à diversas entidades, inclusive nas residências das voluntárias, no entanto, desde 2013 a administração municipal abriga a entidade em imóveis pertencentes à Prefeitura.
A Liga Feminina atua no atendimento preventivo ao câncer e no restabelecimento da saúde de pessoas diagnosticadas com neoplasias malignas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A entidade é a única na região a realizar o exame preventivo de Câncer de colo do útero, fundamental para identificar a doença, porém encontra-se paralisado por falta de local adequado para realizar o atendimento, afirma Adriana Dorneles da Silva, tesoureira da Liga.
OUTRAS NOTÍCIAS
16 de agosto de 2022
Atleta maratonista, Luciana da Luz recebe homenagem do Legislativo
15 de agosto de 2022
Procuradoria da Mulher inaugura espaço de apoio junto à Câmara de Vereadores
11 de agosto de 2022
Legislativo prestigia a abertura do 13º Canto Missioneiro da Música Nativista
10 de agosto de 2022
Agosto Lilás fortalece a luta contra a violência da mulher em Santo Ângelo
09 de agosto de 2022
Associação dos Supervisores de Educação do RS recebe homenagem da Câmara de Vereadores