Quinta, 06 de janeiro de 2022
Formada Comissão Representativa , que trabalhará durante o recesso parlamentar
Recesso nem sempre é sinônimo paralisação dos trabalhos, principalmente no Poder Legislativo. O período, regimentalmente previsto, que vai de 23 de dezembro a 31 de janeiro, traz vida a um dispositivo pouco conhecido da população, "a comissão representativa". Trata-se de uma comissão formada pelo presidente do Poder Legislativo, o Secretário da Mesa Diretora e um vereador escolhido pelos líderes de cada bancada . A comissão representa o Legislativo durante o período em que não ocorrem sessões ordinárias. Uma das atribuições é a análise dos pedidos de informação e requerimentos que podem, sim, ser encaminhados ao executivo ou outros órgãos que se fizer necessário, dando andamento aos trabalhos, mesmo no período de recesso.
A comissão representativa não pode, por exemplo, colocar em votação um projeto de lei, no entanto, tem o poder de sugerir ao chefe do Legislativo que convoque uma sessão extraordinária, mesmo dentro do período de recesso, se for considerado urgente e de extrema importância para a população.
Os representantes da comissão representativa serão compostos, pelo presisente do Legislativo, secretério da mesa diretora e um representante de cada bancada existente no parlamento.
Para o chefe do Legislativo, Vando Ribeiro, a comissão representativa é de extrema importância tendo em vista que a manutenção, mesmo no recesso, das atividades parlamentares “Estamos à disposição da comunidade, e atentos a todos os problemas e reivindicações que possam existir.Sendo assim a comunidade santo-angelense pode contar com este poder mesmo durante o recesso parlamentar”, afirmou o presidente do legislativo.
A comissão representativa se dissolve automaticamente no dia 01 de fevereiro, data em que termina o recesso e os trabalhos voltam à normalidade, sendo realizadas sessões ordinárias toda segunda-feira, com início às 17:00hrs.