Segunda, 31 de outubro de 2022
Extinção das folgas dos funcionários do Hospital Santo Ângelo foi tema de reunião do Legislativo

Hospital de Santo Ângelo - HSA foi tema de reunião entre o Poder Legislativo e Sindicato da Saúde na manhã desta segunda-feira (31). O encontro, realizado no gabinete da presidência, foi uma iniciativa do sindicato, e tratou principalmente sobre a manutenção das folgas dos colaboradores do hospital, que foram extintas, e sobre queixas de perseguição política, que os órgãos tem recebido nos últimos dias.

Conforme informações de Idair Machado, Presidente do Sindicato da Saúde, a administração do Hospital decidiu rescindir as folgas dos colaboradores que trabalham no modelo de escalas 12 por 36 horas. A cada dois domingos ou feridos trabalhados, o colaborador teria direito a uma folga, agora com a nova decisão, as folgas deixam de existir e os funcionários terão que trabalhar na mesma escala de forma contínua.  Machado explicou que nem nos momentos mais difíceis vividos pelo hospital, foram necessárias decisões tão drásticas quanto esta, fazendo referência à crise financeira vivida pela entidade por volta do ano de 2005. A manutenção das folgas são fundamentais para que os trabalhadores atendam seus compromissos fora do trabalho, destacou o Presidente do Sindicato.

Vando Ribeiro (MDB), Presidente do Legislativo, entende que se trata de uma causa importante e que demanda atenção, destacando o desejo do Poder Legislativo em auxiliar, da melhor forma, a solução deste problema que afeta toda a comunidade, especialmente as pessoas que necessitam dos serviços de saúde oferecidos pela entidade.

Presente na reunião, o vereador Gilberto Corazza (PT), sugeriu uma reunião com os envolvidos, a fim de gerar maior clareza aos direcionamentos. Com o apoio dos demais presentes, o vereador sugeriu a criação de um Conselho Gestor, que realizará o trabalho de acompanhar a administração do hospital. Marcada para a próxima quinta-feira (3), a reunião deverá reunir o Poder Legislativo, Sindicato da Saúde, a administração do Hospital Santo Ângelo, Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria de Saúde, para tratar sobre o assunto. A principal reivindicação será a manutenção das folgas, que ocorriam até o final da última gestão e a formação de um Conselho Gestor para acompanhar a administração do HSA.