Domingo, 01 de maio de 2022
Executivo Municipal sinaliza positivamente quanto às castrações de animais de rua

 

Na manhã da última sexta-feira (29), ocorreu na sala da presidência do Legislativo a reunião pública solicitada pelo vereador Nivaldo Langer (PP), para tratar sobre diversos temas relacionados aos animais em situação de vulnerabilidade. A reunião marcou avanços importantes no âmbito municipal para o tema, ficando constituída uma comissão representativa do grupo de defensores, para apresentar um plano de ações junto ao Executivo Municipal.

 

Vários representantes de diferentes entidades de proteção animal do município estiveram reunidos juntamente com o vereador Nêne, ampliando o debate sobre a causa animal. Entre as solicitações do grupo, prevalece o pedido de ajuda do Executivo Municipal, para castrações, alimentação e medicamentos destes animais abandonados, que são recolhidos e tratados por voluntários de ONG 's, ou grupo de defensores dos animais.

 

A reunião pública teve o apoio dos vereadores Marcos André (PTB) e Nérison de Abreu (PRTB), que afirmaram apoiar a causa animal e auxiliar nas negociações juntamente com o Executivo. O vereador Marcos André enfatizou que a melhor alternativa para a solução seria uma conversa diretamente com o executivo, para apresentar as necessidades de cada grupo, evitando formatar um projeto inconstitucional, que posteriormente poderia ser vetado.

 

Durante a reunião, os protetores levantaram hipóteses de ações a serem desenvolvidas para evitar os maus tratos e abandonos de animais, entre as possibilidades levantadas está a aplicação de multas para o delito, fiscalização e aplicação das leis de forma mais severa, e implementar projetos de conscientização nas escolas. O grupo destacou ainda que o canil municipal não é a solução para o abandono de animais, pois segundo eles, os animais alojados no local não têm possibilidades de adoção.

 

Hoje, os cuidadores de animais desenvolvem o trabalho de recolhimento de animais em situação de rua, tratamento veterinário, castração e alimentação destes animais abandonados. Após o processo de recuperação deste animal, os cuidadadores trabalham uma ampla campanha de adoção, reinserindo os animais novamente na sociedade. Todo o processo é feito com recursos próprios e, através de promoções e doações que as entidades recebem para esta finalidade.

 

Ao longo da reunião, o setor de bem-estar animal da Prefeitura Municipal esteve recebendo as solicitações de cada representante, buscando solucionar e encaminhar ao executivo municipal. Ao final da reunião, o Prefeito Municipal Jacques Barbosa, que estava cumprindo outro compromisso, se fez presente na reunião pública. Jacques ouviu atentamente cada caso, e pontuou o que poderia ser feito de forma legal a respeito da situação. O prefeito então propôs a criação de uma comissão de representação do grupo, para que fosse desenvolvido um plano de ação para resolução do problema, e sugeriu que a depois de pronto fosse procurado para analisar as ações e viabilizar as soluções necessárias. Na reunião Jacques Barbosa, sinalizou positivamente com as solicitações e afirmou que iria fazer o necessário para auxiliar o município na causa.

OUTRAS NOTÍCIAS
28 de junho de 2022
Bombeiros que atuaram contra o incêndio na Argentina recebem homenagem do Legislativo
27 de junho de 2022
Atletas santo-angelenses do Kettlebell Sport são homenageados pelo Legislativo
26 de junho de 2022
Legislativo apoiará microempresas na 10º FEAAGRI Missões em parceria com o Executivo
22 de junho de 2022
Escola Presidente Getúlio Vargas está com inscrições abertas para cursos técnicos
22 de junho de 2022
Presidente do Legislativo São-borjense visita a câmara de Vereadores de Santo Ângelo