Confira as pautas discutidas e aprovadas na Sessão Ordinária da última segunda-feira
Durante a sessão ordinária desta segunda, 30, foram solicitadas pelo vereador Nerison Abreu (PRTB), informações referentes à ações realizadas desde a aprovação da Lei 3.326/09. A lei estabelece o programa “Plantando para o futuro” e consiste na distribuição de mudas de árvores frutíferas para crianças residentes do município no dia de seu nascimento. O edil questiona quantas ações foram realizadas desde a aprovação e solicita registros fotográficos ou documentados.
Também foram solicitadas pelos vereadores Gilberto Corazza (PT) e Simone Lunkes (PDT), informações referentes à iluminação pública na RS 218. Os edis solicitam que a SEMA e o DMT informem quando será efetuada a implantação da iluminação pública entre o trevo da RS 218 e o acesso do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju.
Em pedido de informações verbal, o vereador Nivaldo Langer (PP) questionou a Secretaria de Desenvolvimento Rural qual o cronograma para o cascalhamento das estradas do interior do município.
Foi apresentada pelo vereador Gilberto Corazza (PT) e assinada pelas vereadoras Simone Lunkes (PDT) e Jacqueline Possebom (PDT), moção em defesa da vida e da dignidade humana. A moção apresenta um trecho da “Declaração de voto” de Pio Giovani Dresch, escrita em outubro de 2022.
Em requerimento apresentado pelo vereador João Cardoso (UNIÃO) foi solicitado a instalação de câmera de segurança no trevo que dá acesso a Sociedade Aquática Parque das Oliveiras. O pedido do edil é justificado pelo fluxo de veículos e pessoas que residem e trafegam na estrada e para segurança dos moradores que acessam a sociedade e arredores. O trevo também dá acesso à Rodovia Elói Pedraza e Restinga Seca.
Foi apresentado pelos vereadores Maurício Loureiro (PDT) e Lucia Lima (PTB), requerimento que solicita audiência pública para discutir a causa animal. A audiência deve ter foco nas ações atuais e futuras do Poder Público e associações privadas quanto ao combate e prevenção de maus tratos aos animais, abordando episódios recorrentes de abandono a equinos ocorridos em via pública na cidade.
Ainda, em requerimento apresentado pelo vereador Nerison Abreu (PRTB) foi solicitado que seja realizada reunião pública tendo como pauta as estradas do interior do município. A reunião é solicitada considerando que as vias são utilizadas diuturnamente para transporte escolar, de grãos, produção leiteira, veículos de passeio e outras modalidades, mas encontram-se, em sua maioria, intransitáveis.