Segunda, 29 de maio de 2023
Câmara de Vereadores realizou audiência pública para debater assuntos referentes à causa animal

Na manhã desta terça-feira, 30, foi realizada audiência pública para debater assuntos referentes à causa animal. A audiência foi solicitada pela vereadora Lucia Lima (PTB) juntamente com o vereador Maurício Loureiro (PDT) e contou com a presença do 1º Tenente Rubens, representando o 7º RPMon, Simão Moreira, representando a Polícia Ambiental, Paola Wojciechowski, Coordenadora do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, representantes da ONG Pé de Pano e da ASPA, e os professores Carlos Wilges, Tanara da Silva e Flávio Kieckow representando a URI - Santo Ângelo.

A vereadora proponente da audiência, Lucia Lima (PTB) reforçou a importância da causa para o município de Santo Ângelo e solicitou que durante a audiência, vereadores, comunidade e representantes de instituições, juntos, buscassem solução para a grande demanda de animais na rua, abandonados e em situações de maus tratos.

 A partir disso, foram questionadas como estão sendo realizadas as ações de proteção e bem-estar animal, bem como qual a situação em que se encontram os animais que sofrem  maus tratos no município. Também foram debatidos aspectos da Lei de Tração Animal. Representantes de ONGs demonstraram o anseio para que a Lei seja efetivada e cumprida, reiterando a necessidade de auxílio governamental para o cuidado dos animais abrigados.

Ao encerrar a audiência, o vereador Maurício Loureiro (PDT) concluiu que é necessário aproximação entre a comunidade, ongs e o Governo Municipal, para que a pauta não seja deixada de lado e assim sejam realizadas reuniões periodicamente para elaborar melhorias, fiscalizar, direcionar e contribuir com o Executivo para a execução de políticas públicas voltadas à causa animal. Por fim, o vereador fez a leitura de requerimento, subscrito pelos vereadores João Cardoso (UNIAO), Lucia Lima (PTB), Simone Lunkes (PDT) e Gilberto Corazza (PT), que será votado pelos demais edis na próxima sessão ordinária, para que seja aprovado um comitê gestor para acompanhamento e construção de políticas públicas a fim de efetivar a transição da Lei de Tração Animal.           

Também estiveram presentes na audiência os vereadores João Cardoso (UNIAO), Simone Lunkes (PDT), Nivaldo Langer (PP), Rodrigo Flores (PDT), Gilberto Corazza (PT), Osvaldir Ribeiro (MDB), assessoria dos vereadores André Pedroso (PRTB) e Nérison Abreu (PRTB), lideranças da comunidade, protetores independentes e entusiastas da causa.

A audiência foi transmitida pelo Facebook e encontra-se disponível para aqueles que desejarem assistir novamente.

 

OUTRAS NOTÍCIAS
20 de junho de 2024
Vice-presidente Vando Ribeiro representa o Legislativo em reunião que tratou sobre a Portaria nº 325 da SEDUC
20 de junho de 2024
Legislativo realizou Audiência pública para debater novos investimentos para tornar o município mais atrativo
18 de junho de 2024
Aprovados dois novos pedidos de informação durante Sessão Ordinária
17 de junho de 2024
Confira os Projetos de Lei aprovados esta semana
17 de junho de 2024
Legislativo promove Audiência Pública