
Diversas lideranças municipais estiveram reunidas na manhã desta terça-feira, dia18, para tratar de assuntos relacionados a situação dos trevos da ERS-344, ERS-218, perimetral norte, bem como a situação da ponte sobre o rio Ijuí, na ERS-344, que liga os municípios de Santo Ângelo e Entre-Ijuis.
A manhã de discussoes foi presidida pelo Deputado Eduardo Loureiro, presidente da comissão de assuntos municipais da Assembleia Legislativa, e contou com a presença dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios de Santo Ângelo e Entre-Ijuis, além do superintendente regional do DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), Ricardo Novroth.
Dentre os assuntos abordados estão alternativas para melhorar a segurança dos motoristas, como sinalização adequada, a possibilidade se colocação de lombadas eletrônicas e até quebra molas no sentido de disciplinar os motoristas e reduzir o risco de acidentes.
O Presidente da câmara de Vereadores de Santo Ângelo, Vando Ribeiro destacou o pedido feito pelo legislativo municipal, junto ao ministério público, cobrando providências dos setores municipais e Estaduais responsáveis, em relação aos trevos da ERS-344 e ERS-218 devido a grande quantidade de acidentes inclusive com vítimas fatais.
O chefe do Legislativo ainda ressaltou a importância de unir a região e buscar soluções efetivas no sentido de reduzir drasticamente o número de acidentes e evitar que mais pessoas percam a vida nas estradas da região.
“Muito importante, quanto mais gente, mais força! Estamos unindo uma região por um objetivo comum que é o de salvar vidas”.
Em contrapartida o superintendente regional do DAER, afirmou que, em relação ao trevo da ERS-344 que dá acesso ao distrito de Buriti, a melhor alternativa seria o fechamento da rótula, mas que ainda não foi elaborado um projeto. Quanto a lombadas eletrônicas disse que o contrato atual do Estado com a empresa que opera o sistema não prevê a instalação deste tipo de equipamento no local, ainda em relação ao acesso ao Instituto Farroupilha, na ERS-218 a proposta é de realização de um estudo técnico a fim de viabilizar a abertura de uma rua paralela a rodovia, e que a possibilidade de colocação de quebra-molas seria uma medida de urgência, cuja a autorização deve ser solicitada pelo município junto ao DAER.
Já em relação a ponte sobre o rio Ijuí, que liga os municípios de Santo Ângelo e Entre-ijuís, Ricardo Navroth foi incisivo em afirmar que foram realizadas vistorias entre os anos de 2020 e 2021 e deste modo “Não existe o risco de a ponte vir a desabar”. Segundo o superintendente, o problema está na superfície onde a base de concreto se encontra bastante avariada, que foram abertos processos licitatórios para retirada da atual camada de concreto e colocação de uma nova, porém não ouve empresas interessadas, alegando o valor baixo pago pela obra, mas que uma nova licitação deve ser realizada no próximo mês.
Estiveram presentes ainda, o secretário da mesa diretora do Legislativo santo-angelense, Nader Awad-PSD, os vereadores Marcos André-PTB, Nivaldo Langer-PP, Carlos Gonçalves-PRTB, Nérison Abreu-PRTB,João Cardoso-PSL ,Gilberto Corazza-PT, Jordão Oliveira, vice-prefeito de Entre-Ijuís; presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Laurindo Nikititz; engenheiro e professor, Denizard Batista de Freitas; Mauro Tschiedel, vice-presidente da Acisa; tenente Noli Belmiro dos Reis, comandante do Pelotão Rodoviário Estadual.