Sexta, 22 de maio de 2020
Câmara de Vereadores aprova pedido de transferência da prova do ENEM 2020

A Casa Legislativa Santo-angelense aprovou, durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, 18, o pedido de transferência da prova do ENEM/2020, feita pelo vereador Felippe Terra Grass (PDT).  

O requerimento solicita aos responsáveis, Ministério da Educação e Cultura, INEP e a Presidência da República, a transferência da aplicação da prova do ENEM/2020, em virtude da Pandemia do COVID-19.

Atualmente, estão suspensas as aulas presenciais na rede privada e pública, sem previsão de retorno. As aulas estão sendo desenvolvidas online, podendo gerar uma desigualdade entre os alunos da rede privada e pública, ressalta o edil. O acesso à internet é desigual para os estudantes de rede pública urbana e rural, em comparação aos alunos da rede privada. O fechamento das bibliotecas públicas, por conta do Corona Vírus, aumenta esse contraste.

Sendo assim, a preparação para a prova do ENEM aos alunos das escolas públicas, seria prejudicada em comparação aos outros alunos. O pedido de retardação da data, aprovado pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, baseia-se no entendimento de que a transferência do exame permitiria um maior equilíbrio na disputa das vagas.

As inscrições para o ENEM 2020 estão abertas com o prazo de até 22 de maio. As provas presenciais aconteceriam de 1 e 8 de novembro, o resultado do gabarito no dia 11 de novembro e a divulgação do resultado individual em janeiro de 2021.

Porém, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (20), adiaram indefinidamente a data do exame. De acordo com os responsáveis pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova poderá ser transferida de 30 a 60 dias em relação as datas firmadas anteriormente.