Terça, 13 de maio de 2025
Câmara aprova quatro projetos de lei e cinco requerimentos
Na última segunda-feira, dia 12, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizou mais uma sessão ordinária, deliberando sobre temas essenciais para o município. Foram aprovados quatro projetos de lei e cinco requerimentos, demonstrando o compromisso dos vereadores com o desenvolvimento local e o bem-estar da população.
Entre os projetos de lei aprovados, destaca-se a autorização para a abertura de crédito especial de R$ 1.360.000,00, destinado ao fortalecimento das ações do Centro Regionalizado de Atenção e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV, Aids e Coinfecções. Também foi aprovado o projeto que viabiliza um crédito especial de R$ 726.341,15, possibilitando o uso de recursos do programa Avançar RS Mais Esportes para melhorias na iluminação e infraestrutura esportiva do município. Outro projeto autoriza a contratação emergencial de um médico veterinário para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, garantindo suporte especializado ao setor de bem-estar animal. O último projeto aprovado dá nova redação ao artigo 5º da Lei Municipal nº 3552/2011, nos seguintes termos:
“Art. 5º. Em caso de infração às normas do estacionamento rotativo pago, o Município poderá apreender o veículo do infrator, recolhendo-o ao depósito determinado para esse fim, sem prejuízo da aplicação de multa, observando-se o disposto no artigo 181, inciso XVII, da Lei Federal nº 9.503/1997 – Código de Trânsito Brasileiro – e outras medidas administrativas, como tarifas de pós-uso, que serão obrigatoriamente convertidas em crédito para uso futuro pelo usuário, regulamentadas por decreto municipal. (Redação dada pela Lei nº 4495/2022)”
Entre os requerimentos aprovados, destaca-se o pedido de destinação de verbas para a manutenção dos Centros de Tradição Gaúcha de Santo Ângelo e a solicitação de recurso estadual para a conclusão da reforma do Teatro Municipal. Também foi aprovada a realização de audiência pública com representantes do comércio e órgãos fiscalizadores para aprimorar a legislação municipal sobre feiras eventuais. Outra audiência pública foi autorizada para discutir a aplicação de recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 no setor cultural. Além disso, foi solicitado o aumento do policiamento na Praça Pinheiro Machado e arredores, visando garantir maior segurança aos cidadãos.
Além dessas deliberações, foi apresentada uma moção de apoio proposta pelo vereador Lorenzo Tonetto (PL), defendendo a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito em âmbito estadual, a ser realizada na capital do estado, para averiguar a situação do IPÊ Saúde. O objetivo da CPI é investigar o crescente número de reclamações e a insatisfação manifestada por servidores estaduais e municipais em relação aos valores cobrados, à qualidade do serviço e ao atendimento prestado pela instituição. A proposta visa a realização de uma auditoria detalhada sobre a questão do IPÊ Saúde. No entanto, a moção recebeu um pedido de vista por parte do vereador Osvaldir Ribeiro (PSDB) e voltará a ser discutida na próxima sessão ordinária.
A Câmara de Vereadores reafirma seu compromisso com o progresso de Santo Ângelo e a qualidade de vida dos moradores. Continue acompanhando as redes sociais para mais informações.
OUTRAS NOTÍCIAS
10 de junho de 2025
Mesmo com o frio um bom público compareceu às dependências da Câmara
05 de junho de 2025
Segurança da ponte que liga Santo Ângelo a Entre-Ijuís é pauta de Audiência Pública no Legislativo
05 de junho de 2025
Legislativo Municipal esteve presente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante entrega de veículos
05 de junho de 2025
Legislativo realiza visita ao Hospital Regional das Missões
04 de junho de 2025
Situação da Malha Sul é objeto de debate em reunião no Legislativo