Segunda, 11 de março de 2019
Ato marca oficialmente início das atividades da Unacon

Uma solenidade, realizada na manhã desta segunda-feira, 11, marcou oficialmente o início dos atendimentos da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital Santo Ângelo.

Representando a Câmara de Vereadores, participaram do ato o presidente da Casa, Dionísio Faganello, secretário da Mesa Diretora, Vinícius Makvitz, e vereadores Paulão, Pedrão, Zilá Andres, Márcio Antunes, Lucas Lima, Valdonei da Luz, Felippe Terra Grass, Vando Nolasco e Valter Mildner. Além disso, o evento contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa e deputado estadual Eduardo Loureiro.

Para Faganello, a abertura da Unacon é uma conquista que beneficiará não só os moradores de Santo Ângelo, mas toda a comunidade regional, considerando que, os pacientes oncológicos terão acesso ao tratamento na Capital das Missões, sem precisar se deslocar para cidades em longas distâncias.

A Unacom vai atender a área de abrangência da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e disponibilizará, por mês, 500 consultas, 420 aplicações de quimioterapia, 54 cirurgias oncológicas, além de serviços de tomografia, ultrassonografia, mamografia, radio-X, endoscopia, colonoscopia, exames Laboratoriais e patológicos.

O secretário da Mesa Diretora, Makvitz, esclareceu que o Legislativo está desde o início acompanhando as tratativas e buscando recursos para viabilizar a abertura de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), por meio de convênio com o Estado do Rio Grande do Sul. O vereador afirma que assunto vem sendo debatido em plenário desde 2013, e relembra que em outubro de 2015, anunciou empenho do então deputado, e agora ministro Osmar Terra, de R$ 140 mil para compra de um mamógrafo, além de R$110 mil para aquisição de canetas usadas no tratamento de câncer e para mobiliário do Unacon.