Segunda, 27 de junho de 2022
Atletas santo-angelenses do Kettlebell Sport são homenageados pelo Legislativo

Uma nova modalidade esportiva, pouco conhecida em Santo Ângelo, está se popularizando e ganhando espaço. Na noite desta segunda-feira (27), os atletas Ricardo Dable e Dielo Giovelli, que representaram o município na etapa Mundial do Kettlebell Sport,  em Portugal,  foram homenageados pela Casa Legislativa pelas conquistas de medalhas para o Brasil e pela grande representatividade do município. A solenidade foi um requerimento da vereadora Simone Lunkes (PDT), subscrita pelo vereador Maurício Loureiro (PDT) e Rodrigo Flores (PDT), visando externar a gratidão e o reconhecimento aos atletas que representaram a cidade, buscando incentivar e apoiar o esporte.

O esporte

O Kettlebell Sport é uma modalidade esportiva de levantamento de pesos variados e cíclicos. A ferramenta possui um formato muito característico, uma esfera de ferro com uma alça pequena para entrada de apenas uma das mãos, muito semelhante ao utilizado na academia para realizar diversos exercícios.  Os pesos variam conforme categoria do esporte, sexo, peso e modalidade do atleta.Campeonato Mundial

Entre os dias 2 e 5 de junho, os santo-angelenses estiveram na cidade de Porto, em Portugal, onde representaram o  país entre os 20 atletas brasileiros que também participaram da competição. Ao todo 26 países estavam no campeonato, ficando o Brasil em terceiro lugar no quadro geral de medalhas. Os representantes da modalidade em Santo Ângelo foram Ricardo Silva Dable, Coach de Kettlebell, professor de Educação Física na escola da URI e empresário no ramo de academias, que conquistou 1º Lugar

na maratona de 30 minutos de SNACTCH 24 kg, na Categoria Amador e 2º lugar

SNACTH 24 Kg, 10 minutos, na Categoria Amador e 3º lugar na maratona de 30

minutos de SNACTH 24 kg, na Categoria Master, e Dielo Giovelli, Médico Veterinário e Vice Campeão Mundial de Kettlebell Sport, conquistando o 2º Lugar na maratona de 30 minutos de One Arm Long Cycle-OALC, 24 kg, na Categoria Amador.

Os atletas destacam que chegar até o campeonato mundial não foi uma tarefa fácil, muito tempo de treino e dedicação, cada dia superando limites, buscando alcançar maior resistência. Além dos desafios físicos, o financeiro também impactou. Os atletas da academia Full Life, também salientaram que por se tratar de um esporte relativamente novo, com aproximadamente 10 anos de mercado, os investimentos ainda são escassos, e que os custos para participar do evento foram muito altos, por tanto necessitaram realizar algumas promoções  para custear a viagem.Segundo Ricardo Dable, a emoção de estar representando o município e o país num campeonato mundial é imensa. Ouvir o hino do Brasil em meio a tantos outros, e estar no pódio representando a região na modalidade é imensurável, explica descrevendo a sensação. Dielo Giovelli, além de concordar com o colega ressalta que espera que ambos possam servir de exemplo para outras pessoas que queiram ingressar no esporte, que desperte a curiosidade e queiram conhecer o  Kettlebell Sport. Na oportunidade, pediu apoio para as autoridades para difundir o esporte na cidade, que é novo, mas está ganhando muito espaço.Ambos agradeceram todo o apoio recebido da comunidade local, executivo e vereadores que auxiliaram, bem como, o apoio quanto às promoções realizadas para arrecadação de fundos para custear a viagem a Portugal.O próximo campeonato mundial deverá ocorrer na Hungria, e os atletas já estão treinando para conseguir uma boa colocação.Para a Vereadora Simone Lunkes, proponente da homenagem, que atua em prol da defesa do esporte em Santo Ângelo, o esporte, de forma ampla e geral, deve ser apoiado e difundido, pois possui a capacidade de tratar e prevenir patologias física e mental, e fomentar um esporte novo que já está trazendo medalhas e destaque para a cidade é essencial, afirma a vereadora, que parabenizou os atletas pela conquista e dedicação ao esporte.