Terça, 28 de maio de 2024
Vereadores reúnem-se com representantes da secretaria municipal de educação

Na manhã desta segunda, 27, foi realizada reunião entre o Poder Legislativo santo-angelense, a secretária municipal de educação, Elaine Carpes, e a coordenadora do transporte escolar, Genelucia Dalpiaz. A reunião foi solicitada em requerimento pelo vereador Gilberto Corazza e aprovada por unanimidade.

 

Na oportunidade, foram esclarecidas pela secretária Elaine, questões referentes ao repasse de valores da SMED para as escolas, que estava sendo realizado nos últimos 2 anos, através da solicitação de itens necessitados pelas escolas, e não através de repasse financeiro. A Lei 3.488/2014, que dispõe sobre o repasse às escolas teve nova redação aprovada durante a sessão ordinária da última segunda, 20.

 

As 20 escolas de ensino fundamental e 21 de ensino infantil receberão repasse para realização de serviços contábeis, consertos de lâmpadas, limpeza de calhas, água, fechaduras, torneiras, canos. O repasse será no valor de R$ 8,00 por aluno em escolas com mais de 150 alunos e R$ 16,00 em escolas com número inferior a 150 alunos, e acontecerá nos meses de março e julho.

 

Referente ao transporte escolar, foi reforçado pela coordenadora Genelucia que todos os bairros da cidade possuem transporte escolar realizado pelo município, e que recomenda-se que os alunos estudem nas escolas próximas às suas casas para melhor disposição do transporte. A coordenadora também informou que foram aumentadas oito linhas durante a transição de gestão do estado para o município.

 

O serviço de transporte atualmente é 100% terceirizado por questões econômicas, com rastreadores, tacógrafos, câmeras de monitoramento com aúdio e vídeo para segurança dos alunos. Atualmente, são utilizados 2 ônibus especiais para atendimento de alunos cadeirantes.

 

Os serviços de transporte também atendem estudantes do ensino superior, através de caronas. A Coordenadoria de Transporte também é responsável pelo transporte das visitas pedagógicas das escolas.

 

Foi apontado pelos motoristas presentes, a necessidade de um levantamento das estradas que encontram-se sem condições de trânsito, especialmente no interior do município, onde existem pontos onde é impossível transitar devido à altura da água que invade a pista.

 

Estiveram presentes na reunião o presidente do Legislativo, Felippe Terra Grass, vice-presidente Vando Ribeiro, vereadores Gilberto Corazza, Nene, Lucia Lima, Simone Lunkes, Elias Queirós, Nerison Abreu, assessores dos vereadores João Cardoso e André Pedroso, motoristas da Associação de Transportadores Escolares da região noroeste.

 

OUTRAS NOTÍCIAS
24 de junho de 2024
Legislativo realiza entrega de placa comemorativa ao menino Miguel Bueno Hunger
20 de junho de 2024
Vice-presidente Vando Ribeiro representa o Legislativo em reunião que tratou sobre a Portaria nº 325 da SEDUC
20 de junho de 2024
Legislativo realizou Audiência pública para debater novos investimentos para tornar o município mais atrativo
18 de junho de 2024
Aprovados dois novos pedidos de informação durante Sessão Ordinária
17 de junho de 2024
Confira os Projetos de Lei aprovados esta semana