Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 16 de maio de 2018

Vereadores de Santo Ângelo levantam questionamentos sobre controle e assistência a imigrantes

A situação atual dos imigrantes que passaram a residir em Santo Ângelo foi um dos temas mais debatidos nesta semana, dia 14, na sessão ordinária da Câmara Municipal.

O assunto foi levantado pelo vereador Vando Nolasco, que apresentou pedido de informações com o intuito de saber como os órgãos competentes têm administrado a situação.

Segundo o vereador, não se tem conhecimento sobre a existência de uma organização que integre e controle a entrada e permanecia destes imigrantes.

“Os imigrantes e refugiados chegam à cidade e encontram uma barreira linguística e cultural. Também enfrentam problemas com as relações de trabalho e moradia. Muitos têm se mantido na informalidade”, argumenta Nolasco.

Hoje, os senegaleses e haitianos são os principais grupos de estrangeiros que residem em Santo Ângelo.  Para o vereador, é necessário pensar políticas públicas que acolham os imigrantes e previnam o estabelecimento de práticas ilegais.

Dentre os questionamentos apresentados pelo vereador estão questões relacionadas ao controle e critérios para o acolhimento de estrangeiros, o número de imigrantes empregados formalmente no município e se o governo tem prestado algum tipo de assistência aos que estão desempregados.

 

 

22 de maio de 2019
Sessão Especial foi proposta pelo secretário da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, Vinícius Makvitz
18 de maio de 2019
reunião foi requerida pelo vice-presidente da Casa, Maurício Loureiro e ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 17, no Plenário Juarez Lemos