Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Sexta, 20 de maio de 2016

Vereadora Zilá entregará documento ao Secretário de Agricultura do Estado para que o exame que detecta o Mormo tenha validade de 180 dias

Criadores de equinos e representantes de entidades tradicionalistas estiveram reunidos, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, a fim de definir medidas que resultem na ampliação da validade do exame que detecta o Mormo - doença infectocontagiosa que acomete cavalos.

A reunião atendeu solicitação da vereadora Zilá Andres, que abriu os trabalhos falando sobre as possibilidades de que o Estado siga o exemplo de Santa Catarina, que através da implementação de portaria alterou de 60 para 180 dias o prazo de validade do exame.

Atualmente, para que o criador de equino possa transportar seus animais e participar de eventos agropecuários, dentre os documentos necessários está o exame negativo para Mormo, o qual só vale por dois meses.

Conforme relataram os presentes, o curto prazo tem causado prejuízos, tanto na área econômica quanto na área cultural. A maior preocupação diz respeito à realização de eventos tradicionalistas. “Diversos municípios do Estado não realizaram o desfile Farroupilha. Precisamos encontrar uma maneira para que neste ano o cenário não seja o mesmo”, afirmou Edson Jardim, representante das entidades tradicionalistas.

O custo dos exames, a escassez de laboratórios autorizados e os impactos na economia local, também pautaram a reunião, que contou com a participação do Secretário Municipal de Agricultura, Vander da Rosa e dos vereadores Everaldo de Oliveira, Osvaldir Ribeiro de Souza – Vando, Marcos Mattos, e do suplente Tato Maicá.

Um ofício propondo que o prazo de validade dos exames passe a ser de seis meses será entregue ao Secretário da Agricultura Estadual, Ernani Polo, que estará na cidade na proximpróximaa semana, dia 26. Conforme acordado na reunião, o documento será composto por abaixo-assinado, evidenciando a necessidade de preservar os animais sem causar prejuízos ao meio tradicionalista.

15 de setembro de 2017
A reunião, solicitada pelo vereador Vinícius Makvitz, acontece na próxima terça-feira, dia 19, às 15 horas, na sede da Câmara de Vereadores.
14 de setembro de 2017
Conforme informou o Presidente da Câmara, a reunião teve como objetivo renegociar convênios, conquistar novos incentivos financeiros e, ainda, buscar apoio para incrementar serviços junto ao Hospital.
13 de setembro de 2017
Loureiro questiona quais obrigações que o contrato em vigência estabelece para a concessionária e se há previsão de ampliação das linhas junto aos bairros do município