Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 17 de janeiro de 2018

Vereador Mauricio Loureiro propõe que, mensalmente, Câmara realize sessão em bairros e distritos de Santo Ângelo

As sessões da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo poderão deixar de ser realizadas apenas no Plenário Juarez Alves Lemos. A inovação é uma proposta do vereador Mauricio Loureiro, que na manhã da última terça-feira, dia 16, protocolou Projeto instituindo a Sessão Especial Descentralizada.

De acordo com Loureiro, o objetivo é permitir um diálogo franco e constante com a comunidade.  Se o projeto for aprovado, os edis vão passar a se reunir, toda primeira terça-feira do mês, nos diferentes bairros e distritos do município.

“Acredito que esse trabalho vai aprofundar as análises do Poder Legislativo junto às necessidades distintas que existem nos bairros e distritos do município. A sessão descentralizada será uma forma de aproximar, cada vez mais, a comunidade de seus representantes políticos. Durante as reuniões a comunidade poderá sugerir, reivindicar e falar sobre aquilo que concorda ou não concorda”, explicou o vereador.

TRIBUNA POPULAR

De acordo com o projeto protocolado, a organização da sessão especial descentralizada ficará sob responsabilidade da Mesa Diretora do Legislativo. Durante as reuniões, haverá a Tribuna Popular, onde cada cidadão poderá manifestar-se pelo prazo máximo de 3 minutos, apresentando reivindicações, sugestões, críticas ou tecendo qualquer comentário que entenda cabível.

Além disso, o projeto prevê aos Líderes de Bairro ou liderança local o tempo de 5 minutos para explanação.  De acordo com Loureiro, a ideia é, posteriormente, agregar setores da Prefeitura às sessões no sentido de permitir uma resposta imediata às demandas apresentadas.

 “A gestão pública descentralizada, fomentando a participação popular, é essencial para o desenvolvimento de maneira geral. Temos como ideia firmar parceria com a prefeitura para que, em conjunto ao Poder Legislativo, possamos atender os pedidos e resolver as questões apontadas pela comunidade”, acrescentou Loureiro.

PRIMEIRA SESSÃO DE 2018

O projeto será analisado pelas comissões parlamentares e, posteriormente, passará pelo crivo do Plenário. No Poder Legislativo de Santo Ângelo, a primeira sessão ordinária de 2018 será realizada no dia 05 de fevereiro, a partir das 17 horas, sob o comando do novo Presidente da Câmara, vereador Everaldo de Oliveira.

 

 

26 de março de 2019
Homenagem foi proposta pelo secretário da Mesa Diretora, Vinícius Makvitz (MDB)
19 de março de 2019
Sessões Solenes homenagearam o aniversário de Santo Ângelo e o cinquentenário da Festa da Colheita