Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça, 23 de maio de 2017

URI recebe homenagem durante sessão no Legislativo Municipal

A importância da educação para o desenvolvimento das sociedades foi reiterada ontem, dia 22, durante sessão especial em homenagem aos 25 anos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI.

A sessão foi realizada no plenário do Legislativo Municipal à pedido da vereadora Zilá Andres. Docentes, coordenadores de cursos, funcionários e colaboradores dotados no câmpus de Santo Ângelo estiveram prestigiando o ato.

Zilá Andres foi quem fez uso da palavra em nome do Parlamento. Na ocasião, a vereadora destacou importantes momentos vividos pela entidade, que iniciou no ano de 1964 quando foi fundada a AMES - Associação Missioneira de Ensino Superior. O título de Universidade veio 28 anos depois, em 1992, quando a então FURI passou a ser reconhecida como Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Durante seu pronunciamento, Zilá fez questão, ainda, de destacar a qualidade dos profissionais engajados com a missão da instituição, mencionando, inclusive ex-diretores e ex-professores. “Portanto, ao fazer esse registro tão importante para a História de Santo Ângelo, quando se passaram 25 anos dessa conquista extraordinária para a nossa cidade, não poderia deixar de reiterar nosso reconhecimento a todos que, de uma forma ou outra, ajudaram a criar e a consolidar essa instituição que é um verdadeiro orgulho para a nossa cidade e a nossa região. Em nome da comunidade santo-angelense, a Casa do Povo cumprimenta a URI por tudo que ela representa no desenvolvimento cultural, humano e social de Santo Ângelo e da região”, finalizou Zilá.

AGRADECIMENTO

Ao fazer uso da palavra, Gilberto Pacheco, diretor-geral da URI, além de agradecer a homenagem, falou de projetos futuros, assim como das atividades já desenvolvidas e reconhecidas pela comunidade local e regional.

Segundo ele, diariamente circulam pelo campus cerca de 4 mil alunos, os quais provêm de diferentes municípios do Estado.  No câmpus de Santo Ângelo, a URI possui 22 cursos de graduação, três mestrados, um doutorado e a Escola de Educação Básica.  A estrutura inclui mais de 120 laboratórios e uma biblioteca com 147 mil exemplares.  No total, conforme informou o diretor-geral, mais de 550 profissionais atuam na Unidade, sendo o corpo docente formado, na sua maioria, por mestres e doutores.

DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS LOCAIS

Aproveitando a ocasião, Pacheco chamou atenção para a necessidade de pensar o futuro do município. Para ele, é de fundamental importância estimular o desenvolvimento das empresas já instaladas em âmbito local, as quais aplicam seus recursos no próprio município. “Temos que nos unir para atrair empresas, mas, principalmente, para estimular as que já estão estabelecidas em Santo Ângelo. Precisamos investir para que elas cresçam, para que elas desenvolvam. Acreditamos que esse seja o caminho para mudar Santo Ângelo, por isso nosso pedido é para que o Legislativo nos ajude com ideias, com projetos, porque nós da URI estamos aqui para unir esforços e colaborar com o desenvolvimento da nossa comunidade”, afirmou.

Seguindo seu pronunciamento, o Diretor-Geral da Universidade lembrou, ainda, personalidades que contribuíram para o fortalecimento da URI, a qual, conforme destacou o dirigente, é uma instituição comunitária, comprometida com o desenvolvimento da região onde atua. “Nos geramos o conhecimento e todas as riquezas geradas são reinvestidas na nossa cidade. Esse é o diferencial da URI”, destacou.

PRESENÇAS

Durante a sessão, foram convidados a compor a mesa de honra, juntamente com o Presidente da Casa Legislativa, Adolar Queiroz e com o secretário da Mesa Diretora, Vinícius Makvitz, o Secretário de Educação, Valdemir Roepke, que no ato esteve representando o Executivo Municipal, o Diretor-geral da URI, Gilberto Pacheco, a Coordenadora Regional de Educação, Tânia Santiago, a Tenente Berenice Zemper – representante do 7º RPMon, João Olavo Daltrozo, Presidente da Subseção Local da OAB, Luiz Carlos Dallepiane, Vice-Presidente do Sindilojas, Douglas Winter, Presidente da ACISA e o aluno oficial Fabiano Maciel, representando o 11º Batalhão de Bombeiro Militar.

 

21 de novembro de 2017
Os interessados devem se dirigir até a Secretaria de Administração, na Rua Antunes Ribas, 1001- Centro, das 07h 30min às 13h30min. Poderão se inscrever candidatos que estejam matriculados nos seguintes cursos: Administração, Ciências da Computação e Direi
21 de novembro de 2017
Homenagem foi proposta pelo vereador Vinicius Makvitz e também teve por objetivo prestar reconhecimento público às ações sociais e religiosas realizadas no município
17 de novembro de 2017
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 21, das 07h 30min horas às 13h30min na Prefeitura de Santo Ângelo, junto à Secretaria de Administração
17 de novembro de 2017
A sede da Câmara de Vereadores será o local de encontro e preparação dos noivos, que receberão toda a indumentária que o momento requer. Na ocasião, cerca de 30 casais vão oficializar a relação.
16 de novembro de 2017
Conforme informou o vereador Rodrigo Trevisan, solicitação encaminhada ao Estado também é pelo repasse de armamento, viaturas e equipamentos de segurança que colaborem com o trabalho da polícia.