Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 25 de setembro de 2018

UPA é inaugurada em Santo Ângelo

Após quase seis anos de espera, a comunidade santo-angelense prestigiou, na manhã dessa terça-feira, 25, a cerimônia oficial de abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Pippi, em Santo Ângelo.

As instalações da UPA foram inauguradas e entregues à população com aparelhos e equipamentos de última geração tecnológica, em 21 de dezembro de 2012, permanecendo fechada de 2013 a 2016. Depois disso, o prefeito Jacques Barbosa se comprometeu com a abertura do local, estabelecendo intensas reuniões para viabilizar seu funcionamento.

A Câmara de Vereadores esteve presente do ato, representada pelo presidente Everaldo de Oliveira (PDT), e os vereadores Ademir Queiroz(PTB), Felipe Terra Grass (PDT), Dionísio Faganello (DEM), Márcio Antunes (PP), Maurício Loureiro (PDT), Vando Nolasco (PDT), Rodrigo Trevisan (PP), Valdonei da Luz (PDT) e Vinícius Makvitz (MDB).

A solenidade contou com a participação do prefeito Jacques Barbosa, vice-prefeito Bruno Hesse, secretário Municipal de Saúde Luis Carlos Cavalheiro, coordenadora adjunta da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde Margarete Forlin, presidente do Conselho Municipal de Saúde Jorge Alérico, Diretor Administrativo da UPA Cesar Augusto Ifarraguirre e o Comandante do 7º RPMon José Vilmar Robaina da Jornada, além de secretários municipais e lideranças.

Para o presidente do Poder Legislativo, é uma alegria ver a UPA sendo finalmente aberta. “Esse é um grande feito para o município de Santo Ângelo, e que possibilitará um melhor atendimento à população, diminuindo o tempo de espera, agilizando as consultas e contribuindo para melhorias na saúde pública, propiciando mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

Everaldo confirmou que a casa Legislativa sempre uniu esforços para que a UPA fosse aberta, e relembrou que, dentre outras ações, recentemente foi aprovado em Plenário, a contratação emergencial de recursos humanos para complementar o quadro de profissionais, possibilitando a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa falou sobre o empenho para conseguir entregar a Unidade de Pronto Atendimento e afirmou que  colocar esta UPA em funcionamento  marca um novo tempo na saúde de Santo Ângelo. "É um ato de coragem do nosso governo, que mesmo com escassez de recursos, e incerteza dos repasses legais, de obrigação do Estado e da União, busca respaldo na sua política de austeridade, de controle dos gastos públicos e no respeito ao cidadão trabalhador, para abrir suas portas, e colocar à disposição da família santo-angelense, que busca socorro na rede pública, profissionais capacitados para prestar as medidas de urgência, contribuindo para desafogar o atendimento no Hospital Santo Ângelo, reduzindo o tempo de espera e dando o melhor de cada um, na luta pela vida, o nosso bem maior”.

Após os discursos, foi descerrada  a fita e feita oficialmente a abertura da UPA. Os participantes puderam conhecer o interior da unidade, e desde o meio-dia de hoje, o local está recebendo pacientes.

 

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), está enquadrada no Tipo II, que possibilita a realização de 150 a 200 atendimentos a pacientes, possui 12 leitos de observação e 24 poltronas para medicação, e poderá atender 24 horas após a certificação do Ministério da Saúde. Para isso, precisará de dois médicos no turno das 7 às 19 horas, e um médico das 19 horas às 7 horas da manhã.

Até a inspeção técnica e habilitação, trabalhando com recursos próprios do município, a UPA receberá casos de urgência e emergência, em dois turnos: de segunda à sexta-feira, das 7 às 22 horas, e nos sábados e domingos, das 7 às 19horas, durante um período que pode variar de 90 dias à 6 meses.

No local, serão feitas consultas médicas de urgência, com clínico geral, procedimentos de enfermagem, raio X e coletas de material de laboratório. A equipe que atuará na unidade conta com dois médicos clínicos gerais por turno, seis enfermeiros, 11 técnicos em enfermagem e técnico em radiologia, distribuídos em três turnos de atendimento.

07 de dezembro de 2018
A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (PP), e aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 1º de outubro deste ano.
07 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão
06 de dezembro de 2018
Lei regulamenta instrumento implantado no ano de 2014 em Santo Ângelo
06 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão Foi
04 de dezembro de 2018
O vereador fica na função até a próxima segunda-feira, 10, quando o prefeito Jacques retorna de viagem