Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Sexta, 07 de abril de 2017

Superação e inclusão foram os temas da palestra do vereador Lauri Juliani na Escola Madre Catarina Lépori

Inclusão, acessibilidade e superação, este foi o tema da palestra ministrada pelo vereador Lauri Juliane para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental, Madre Catarina Lépori. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira, 06, e envolveu crianças e adolescentes

O vereador, que convive com limitações motoras, foi convidado pela diretora do educandário, Sandra da Rosa Grasel, para contar sua história e falar sobre o poder da resiliência. Na ocasião, cerca de 150 alunos acompanharam atentamente o testemunho do edil, que aproveitou o momento para destacar a importância e o dever que todo o cidadão tem em respeitar as diferenças.

“A cadeira de rodas nunca me limitou, eu dirijo, trabalho no IESA, sou vereador, participo do Emaús, viajo e tenho uma vida bem movimentada”, enfatizou aos alunos que ouviram atentamente as explanações do parlamentar.

Conforme explicou a Diretora, a Escola desenvolve desde o início desta semana um projeto voltado à conscientização e à inclusão no ambiente escolar. De acordo com Sandra, atualmente o educandário atende 25 alunos que apresentam algum tipo de limitação psíquica ou motora. Segundo ela, os alunos contam com atenção especial e individualizada. Um professor com conhecimentos específicos fica à disposição da instituição no sentido de possibilitar a inclusão plena nas atividades diárias promovidas pela escola.

Finalizando sua participação, o vereador agradeceu a oportunidade destacando o dever que todos temos em vivermos em um contexto verdadeiramente inclusivo:

 “Boa parte dos alunos com deficiência adaptam-se muito bem às escolas quando sentem-se aceitos, compreendidos e conseguem aprender na escola. Porque qualquer ser humano não fica bem aonde se sente excluído, incompreendido, não aprende e é rejeitado.  Por isso precisamos sempre fazer a nossa parte. Todos nós somos responsáveis pela construção de um ambiente, de uma cidade e de um mundo mais inclusivo”, finalizou o vereador.
17 de outubro de 2017
Encontro foi solicitado pelos vereadores Vinícius Makvitz e Rodrigo Trevisan.
17 de outubro de 2017
Muito atuante, Moema participou da formação do Grupo da Pastoral da Criança do COHB e Bairro Neri Cavalheiro. Também fundou o Clube de Mães em sua comunidade, o qual, agora, levará seu nome.
13 de outubro de 2017
Comitiva também tratou sobre abertura da UPA, ampliação do aeroporto, doações de áreas federais e execução de programas sociais
13 de outubro de 2017
A proposta foi votada nesta semana pela Câmara e permite que qualquer entidade civil promova melhorias nos espaços culturais distribuídos pela cidade.