Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Sexta, 24 de agosto de 2018

Sugestão de projeto para implantar cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros em escolas é encaminhado ao Executivo

Foi encaminhado à prefeitura de Santo Ângelo, um projeto sugestão de autoria do vereador Rodrigo Trevisan (PP), que torna obrigatório o curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros em escolas do município.

O projeto prevê a capacitação de funcionários de colégios públicos municipais e educandários particulares, de educação infantil e fundamental, situados em Santo Ângelo, em cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros.

Conforme o projeto proposto por Trevisan, os cursos deverão ser ministrados por entidades especializadas, preferencialmente com participação de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros ou profissionais e acadêmicos da área da saúde, por meio de parcerias firmadas com o município, o que evitaria qualquer forma de aumento de custos.

 

Lei Lucas

Trevisan explica que a proposição foi apresentada para que o ensino das técnicas essenciais de primeiros socorros seja prestado nas instituições de ensino da cidade, para maior segurança dos estudantes. O edil ressalta que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou, no dia 09 de agosto, a chamada Lei Lucas, o Projeto de Lei da Câmara n° 17, de 2018 (PLC 17/2018), que propõe que as creches e escolas do ensino infantil, fundamental e médio ofereçam, anualmente, para seus professores e funcionários, cursos de treinamento em primeiros socorros.

Conforme o projeto, funcionários de estabelecimentos de recreação, como brinquedotecas, parques de diversão e espaços de entretenimento infantil, também devem ser capacitados. A proposta aprovada no Senado foi inspirada na história do menino Lucas Zamora, de 10 anos, que morreu em 2017 ao se engasgar com o lanche em um passeio escolar.

18 de setembro de 2018
Solenidade foi proposta pela Vereadora Zilá Andres (PP), e realizada nessa segunda-feira, 17, no Plenário Juarez Lemos