Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Segunda, 29 de julho de 2019

Sessão Solene celebrará 100 anos do Exército em Santo Ângelo

Há 100 anos o Exército Brasileiro está instalado na Capital das Missões, e para celebrar a data, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizará uma Sessão Solene.

A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (Progressistas), por entender que o centenário merece ser comemorado, tendo em vista o importante trabalho realizado pelo Exército no município. “Precisamos valorizar a presença militar, que está em nossa cidade desde 1919, e desde então, realiza diversas ações e trabalhos em prol da comunidade missioneira”, ressaltou Zilá.

A vereadora esclarece que o aniversário ocorrerá em dezembro, mas que junto ao 1ºBCom, a data definida para a Sessão Solene é 20 de agosto, e ocorrerá às 10 horas na sede do 1º Batalhão de Comunicações (BCOM).

Conforme informações do 1º Bcom, todas as Armas, Quadros e Serviços do nosso Exército Brasileiro, em algum momento se instalaram em Santo Ângelo. Iniciou com a Cavalaria, seguindo pela Engenharia, Artilharia, Infantaria e Comunicações. Além dos Serviços de Saúde e Intendência, do Quadro de Material Bélico e do Serviço Militar.

 

Histórico

O Exército Brasileiro teve presença efetivada nas Missões em 1919, quando o 7º Regimento de Cavalaria, localizado em Itaqui/RS, ainda sem efetivo, foi transformado em 4º Regimento de Cavalaria Independente e mandado instalar-se na cidade de Santo Ângelo/RS.

Posteriormente, na reorganização do Exército Brasileiro, ocorrida no ano de 1921, foi criado o 4º Grupo de Artilharia a Cavalo, que se instalou em Santo Santo Ângelo. Entretanto, somente em 1926 teve sua 1ª Bateria instalada na Capital das Missões.

Durante a construção da ferrovia, trecho Santo Ângelo-Santa Rosa, o 1º Batalhão Ferroviário foi transferido, em 1922 da cidade de Cruz Alta/RS para Santo Ângelo, permanecendo em solo missioneiro até 1932, quando mudou sua sede para Jaguari/RS.

No ano de 1929 foi criado o Hospital Militar de 3ª Classe. Em 1937 este passou a se denominar Hospital Militar de Santo Ângelo, sendo suas instalações construídas nos anos de 1938-39. No ano de 1953 foi alterado para Hospital de Guarnição e, em 2009, para Posto Médico.

As constantes reorganizações fizeram com que no ano de 1935 a 1ª Bateria fosse transformada em 4º Grupo de Artilharia a Cavalo, e em 1938, para 2º Grupo do 1º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria aqui permanecendo até 1944, quando foi transferido para São Borja/RS. Atualmente é 26º Grupo de Artilharia de Campanha localizado em Guarapuava/PR.

Também foi criado no ano de 1943 o Entreposto de Subsistência Nr 1 de Santo Ângelo, que em 1975 passou a se denominar Depósito de Subsistência de Santo Ângelo.

Atendendo a estas constantes reorganizações, o 4º Regimento de Cavalaria Independente deixou os solos missioneiros em 1944, tendo sido transferido para Santiago/RS. No mesmo ano foi criado e instalado em Santo Ângelo o 1º Regimento Moto Mecanizado, que em 1946 teve sua denominação alterada para 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Em 1954, passou a ser denominado de 1º Regimento de Reconhecimento Mecanizado e no inicio dos anos 70, para 5º Regimento de Carros de Combate, tendo sido transferido, em 1973, para Rio Negro/PR.

Ainda em 1944, foi criada e instalada a 1ª Companhia Média de Manutenção que permaneceu até 1973, quando foi transferida para Santiago/RS, para formar junto com o 4º Regimento de Cavalaria o 9º Batalhão Logístico.

No ano de 1945 veio transferido de São Paulo para a Capital das Missões o 2º Batalhão de Carros de Combate Leve, que posteriormente teve sua denominação mudada para 61º Batalhão de Infantaria Motorizada. Esta Organização Militar permaneceu em solo missioneiro até 1992, quando foi transferida para Cruzeiro do Sul/AC.

Com as alterações ocorridas no início dos anos 70, foi instalado na Capital das Missões em 1973 o 1º Grupamento de Fronteira, extinto em 1980. No mesmo ano foi criada a 16ª Brigada de Infantaria Motorizada, que aqui permaneceu até 1992, quando foi transferida para Tefé/AM.

Com as saídas da 16ª Brigada e o 61º Batalhão de Infantaria Motorizado, vieram transferidos para a Capital das Missões, do Rio de Janeiro/RJ o 1º Batalhão de Comunicações Divisionário, atual 1º Batalhão de Comunicações, e de Alegrete/RS a 10ª Circunscrição de Serviço Militar, que foi desativada em 31 de dezembro de 2018.

22 de maio de 2020
De acordo com os responsáveis pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova poderá ser transferida de 30 a 60 dias em relação as datas firmadas anteriormente.
16 de abril de 2020
Foi entregue ao diretor administrativo do HSA, Marcelo Borges, pelo vereador, Felippe Terra Grass, e também pelo Deputado Eduardo Loureiro, representando o Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT/RS).
17 de março de 2020
Durante a reunião, foram debatidos meios de prevenção e controle do vírus, medidas como cancelamentos das aulas, de eventos públicos e privados, evitar aglomerações e alertar a comunidade da importância dos cuidados básicos para evitar a proliferação, for
17 de março de 2020
O expediente interno teve alterações no horário, a partir de hoje, 17, a Casa inicia às 08:00 da manhã, com turno único, sem fechar ao meio dia até as 14 horas. Lembrando que por medidas de cautela, não teremos entrada ao público.