
Na segunda-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizou mais uma Sessão Ordinária on-line, em virtude da Bandeira Preta, determinada pelo Gabinete de Crise do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Ainda no ano passado, as Sessões Especiais e Solenes foram suspensas por conta da pandemia, por isso este ano não ocorreu cerimônia alusiva à data.
Ao final da Sessão Ordinária, o presidente da Câmara de Vereadores Nader Awad (PSD), passou a palavra para a vereadora Rosana Vargas (PT), suplente que assumiu uma cadeira no lugar do titular Gilberto Corazza, realizar um discurso pelo Dia Internacional da Mulher.
Em seu discurso, Rosana afirmou que o dia 08 de março é um dia histórico para parar e pensar sobre o motivo das lutas das mulheres. “Por que sendo mesmo a metade da população, nós ainda não ocupamos espaços nas decisões e no comando, tanto em esferas públicas quanto privadas?”, questionou. A vereadora pontuou como a pandemia está influenciando a rotina e na vida das mulheres, e falou sobre projetos de Lei protocolados por ela, voltados à igualdade de direitos e questão de gênero.
Também se manifestou, a vereadora titular e única mulher eleita para a legislatura 2021/2024, Jacqueline Possebom (PDT), que comentou sobre o desafio diário de ser mulher em todas as instâncias da sociedade. “Essa batalha é árdua, de longa data, temos muitos paradigmas para quebrar, vai ser muito desafiador por muitos anos. Ainda não vi muitas mudanças e certamente não verei, mas não podemos desisitir”, destacou.