
Proposta pela vereadora Jacqueline Possebom (PDT), foi realizada nessa segunda-feira, 1º de outubro, no Plenário Juarez Lemos, da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, uma Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional do Idoso.
A solenidade contou com a presença do Secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Lauri Juliani, da presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMID), Maria de Fátima Lucca Ribeiro, do gerente do Sesc Santo Ângelo, representando o Programa Maturidade Ativa, Luciano Maso, e da Coordenadora Do Grupo De 3ª Idade Viva A Vida, Da Uri Santo Ângelo, Marli Lourdes Bellinaso Johann. Também marcaram presença, representantes do Lar da Velhice Izabel Oliveira Rodrigues, e do Retiro dos Idosos Universina Carreira Machado.
Em nome do Poder Legislativo, a vereadora Jacqueline discursou e ressaltou a importância dessa fase da vida, que é considerada a idade feliz. “Depois dos 50 anos, a gente entende que o tempo é precioso. Por isso devemos viver com intensidade e responsabilidade a nossa maturidade. É uma dádiva podemos chegar lá e usufruir com inteligência e dignidade", enfatizou.
A proponente da homenagem, que encaminhou um projeto sugestão ao Executivo para criar o Conselho Tutelar do Idoso, enfatizou que essa dignidade deve ser amparada por lei, e que é trabalho do Legislativo trabalhar por questões e políticas públicas à pessoa idosa.
Maria de Fátima Lucca Ribeiro, se pronunciou em nome do Conselho Municipal do Idoso, e agradeceu o reconhecimento da Câmara de Vereadores. “Na condição de presidente do COMID desejo manifestar o meu reconhecimento e homenagear a todos os idosos, que com seu trabalho, e dedicação, ajudaram a construir a nossa comunidade, atuando nos diversos setores de atividades. O que temos hoje, é fruto da contribuição de cada um de vocês ao longo da jornada, como cidadãos e cidadãs atuantes na comunidade”.
Além disso, Fátima explicou quais são as atribuições do Conselho, contou sobre ações desenvolvidas em Santo Ângelo, e enfatizou que a pessoa idosa merece consideração. “É dever de justiça de cada cidadão que vive nessa comunidade acolhedora, dizer àqueles que nos precederam, o mais sincero muito obrigada. Tenho certeza que cada um de nós tem muito a aprender com as lições transmitidas pelos nossos idosos”, afirmou.