Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 27 de agosto de 2019

Sessão Especial alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada na Casa Legislativa

Com o intuito de dar visibilidade à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e valorizar o trabalho realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Santo Ângelo, a Câmara de Vereadores promoveu uma Sessão Especial na noite dessa segunda-feira, 26.

Proposta pelo vereador Rodrigo Trevisan (Progressistas), a solenidade contou com a presença do secretário Municipal de Educação, Valdemir Roepke, representando o Poder Executivo de Santo Ângelo; o presidente da Apae Santo Ângelo, Jairo Fernandes da Silva, a gerente administrativa da Apae Santo Ângelo, Janira do Couto Mânica; e a professora e diretora da Escola de Educação Especial Raio de Sol, Ângela Rodrigues Colla de Almeida.

Trevisan, ao se manifestar representando a Casa Legislativa, enfatizou a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, tendo em vista que o evento promove o debate e provoca reflexão na sociedade sobre inclusão, de modo que ela aconteça de fato, na prática, e combata o preconceito e a discriminação. “A inclusão não é um favor, nunca foi, é um direito. Em momentos como este, nós vemos o quão importante é as pessoas assumirem uma bandeira, e levar ela adiante. A luta é constante, e é para buscar oportunidades iguais”, destacou.

O vereador também falou que o tema deste ano, "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas", da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, propicia à comunidade compreender melhor a importância da família e das pessoas com deficiência como agentes ativos na cobrança de mudanças e na implementação de projetos, para a construção da igualdade. “Temos que ser mais humanos. Quando nós conquistarmos a humanidade, nós estaremos quase completos no caminho da igualdade, e é uma busca diária”, ressaltou.

Discursando em nome da Apae, Janira lembrou que a associação está na Capital das Missões há 48 anos, e atende cerca de 300 usuários nas áreas de assistência social, saúde e educação. “As pessoas com deficiência e suas famílias compõem a Apae com o compromisso de lutar pelo avanço de políticas públicas, por meio das quais se instauram os direitos sociais e o acesso à formação cidadã. As famílias envolvidas, por sua vez, colherão os resultados na vida dos seus filhos”, afirmou

A gerente administrativa da Apae falou sobre a programação e atuação da Associação, para efetivar o protagonismo das pessoas com deficiência. “Vive-se outro momento na história das organizações sociais, em que os principais valores são as pessoas, sendo meta da rede Apae, na condição de autônoma, ser resiliente, e protagonista. São competências que se constroem e se complementam, podendo resultar no empoderamento desses sujeitos, para o enfrentamento das adversidades, da exclusão e da discriminação ainda tão evidentes na sociedade”, afirmou.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, ocorre em todas as Apaes do Brasil, anualmente. Em 2019 teve início no último dia 21, e segue até amanhã, 28.

13 de fevereiro de 2020
O novo programa tem como objetivo aprimorar o gerenciamento de reciclagem e resíduos sólidos no município, que será feita pela organização para preservação ambiental, Ecos do Verde em Santo Ângelo.
12 de fevereiro de 2020
O coordenador das Agro Indústrias da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Lino Formenton, foi recebido no gabinete da Câmara de Vereadores
31 de janeiro de 2020
Os representantes do bairro Rosa, de Santo Ângelo, reuniram-se no Gabinete do chefe do Executivo, Prefeito Jacques Barbosa juntamente, com o Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkieswicz, na manhã desta sexta-feira (31).
31 de janeiro de 2020
O Presidente, Pedro Waszkiewicz, e o Vereador Vinícius Makvitz receberam o Coordenador da 10° FEAAGRI Missões, Daniel Casarim
29 de janeiro de 2020
Na manhã desta quarta-feira (29), fizeram-se presentes no gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkiewicz, os vereadores da 28° legislatura