Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça, 22 de agosto de 2017

Santo Ângelo deverá estabelecer ações de prevenção à gravidez na adolescência

“É preocupante o número de adolescentes que se tornam mães de forma precoce em Santo Ângelo”, afirmou o vereador Rodrigo Trevisan ao defender o projeto de lei, de sua autoria, que institui a Semana Municipal de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência.

O teor do projeto foi debatido ontem, 21, durante sessão ordinária do Legislativo Municipal. Segundo Trevisan, a ideia é fazer com que o município promova, anualmente, sempre na terceira semana do mês de maio, ciclos de palestras e ações educativas envolvendo todos os estabelecimentos da Rede Pública de Educação e de Saúde.

Para justificar a iniciativa, o vereador apresentou dados da Secretaria Municipal de Saúde referentes ao percentual de adolescentes que se tornaram mães no município. Conforme ele, no ano passado, 11,7% do total das crianças nascidas no município são filhos de gestantes entre 13 e 18 anos. 

O mais preocupante, de acordo com o edil, é que não há expectativa de queda no índice, tendo em vista que de janeiro a junho deste ano, 11% dos nascidos vivos em Santo Ângelo são fruto de gestação precoce. “A faixa etária dessas mães é de 12 a 18 anos.  Essa é uma questão social, que merece total atenção. É preciso preservar essas crianças e adolescentes, e isso se faz com informação, educação e orientação”, acrescentou Trevisan.

EVASÃO ESCOLAR

O vereador fez questão de destacar, também, as sérias implicações biológicas, familiares, emocionais, econômicas e jurídico-sociais que a gravidez na adolescência pode causar.  A evasão escolar, assim como o preconceito, a iniciação sem o devido preparo no mercado de trabalho e o subemprego foram algumas das problemáticas também mencionadas pelo edil. “É um problema social e precisamos tratar com mais seriedade”, reiterou.

Conforme o texto, aprovado por unanimidade na Câmara, a implementação e aplicação das ações serão feitas pelo Poder Executivo, que poderá estabelecer convênios e parcerias com instituições públicas e privadas. Agora, o projeto segue para análise do Prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa. 

18 de outubro de 2017
Para o edil, um curso de formação na cidade faz com que os policiais fiquem na região, colaborando para o aumento do efetivo, movimento da economia e redução da criminalidade
18 de outubro de 2017
Presidente da Câmara articulou reunião com o Prefeito Jacques Barbosa e representantes da Comunidade Três Mártires.
17 de outubro de 2017
Encontro foi solicitado pelos vereadores Vinícius Makvitz e Rodrigo Trevisan.