Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quinta, 06 de junho de 2019

Rua levará o nome de Valdir Narciso Hommerding (Chico Narciso)

Um Projeto Decreto protocolado pela vereadora Zilá Andres (PP), que propõe a mudança de nome de uma rua, foi aprovado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 03, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. A matéria sugere que a rua que fica em frente à sede dos Oficiais de Justiça, no Parque Siegfried Ritter, seja denomida de Valdir Narciso Hommerding.

De acordo com a vereadora, a ideia é homenagear o empresário santo-angelense também conhecido como Chico da Churrascaria e Chico Narciso. “Ele foi uma pessoa muito querida por toda a comunidade, e juntamente com sua esposa Vanir, era referência de trabalho, bom atendimento e qualidade de prestação de serviços em todos os segmentos que atuaram”, explicou.

A alteração requerida por Zilá, é uma homenagem requisitada à vereadora pela Associação de Carros Antigos de Santo Ângelo (AVANT), com o propósito de perpetuar a memória de Chico, que era apaixonado por carros antigos. A escolha da rua se deu em razão de que é próxima ao local em que está situada a sede da associação, no Parque de Exposições.

 

Chico da Churrascaria

 

Natural de Cruz Alta, Valdir Narciso Hommerding nasceu em 31 de janeiro de 1947. Cresceu em Carazinho e aos 12 anos mudou-se com a família para Santo Ângelo. Seu pai, Jacob Narciso Hommerding foi o proprietário da primeira empresa de ônibus de Santo Ângelo, onde ainda adolescente, Chico trabalhou como cobrador.

Na Capital das Missões serviu o Exército Brasileiro, e atuou como motorista de táxi, tendo um ponto na esquina das ruas Marechal Floriano com a Borges de Medeiros. Casou-se com Vanir Boff em 21 de novembro de 1970.

Trabalhou com o turismo, fundando a Autolocadora Turis Missões, e posteriormente a empresa de ônibus da qual era sócio, Missiotur. Já na área gastronômica, assumiu o restaurante do pai, a Churrascaria do Narciso, e mais tarde passou a atuar junto ao Bar e Restaurante Continental, que era de seu sogro Valdemar Szostkiewicz, e onde, junto com a esposa, trabalhou por 12 anos. Posteriormente, Valdir adquiriu a Churrascaria Galo de Ouro, que recebeu o nome de Churrascaria do Chico. Com a chegada da aposentadoria, o empresário e a esposa venderam o estabelecimento. Anos depois, fundaram a Bodeguita do Chico, que atualmente é administrada por Vanir e colaboradores.

Apaixonado por carros e motos, o empresário fez parte de grupos como Amigos do Fusca, Associação de Carros Antigos de Santa Maria, Associação de Carros Antigos de Santo Ângelo.

Chico faleceu em 15 de janeiro de 2018, deixando a esposa Vanir, os filhos Adalberto Narciso Hommerding, que é juiz de Direito e professor universitário, e Gabriela Hommerding, farmacêutica e militar, além de netos, nora, genro e muitos amigos.