Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Segunda, 21 de maio de 2018

Reunião na Câmara discute propostas de atualização do Plano Diretor de Santo Ângelo

Vereadores, empresários, instituições de ensino, secretários municipais e corretores de imóveis se reuniram na manhã desta segunda-feira (21) para discutir as propostas que visam atualizar o Plano Diretor de Santo Ângelo, vigente deste 2011. O encontro ocorreu na sede da Câmara Municipal e foi conduzido pelo Presidente da Casa, Everaldo de Oliveira, pelo Prefeito Jacques Barbosa e por representantes do Escritório das Cidades.

Conforme destacou o Prefeito Municipal, revisar o Plano é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Entendendo como complexo e amplo, Jacques defendeu o vasto debate. O Chefe do Executivo sugeriu que todas as propostas sejam repassadas às entidades interessadas para estudo, debate e aperfeiçoamento, a fim de planejar e formular um Plano Diretor eficaz. 

PROPOSTAS

Juliana Costa, coordenadora do Escritório das Cidades, foi quem apresentou e explicou as alterações que estão sendo propostas. Ela iniciou seu pronunciamento esclarecendo que as atualizações são questões que se apresentam no dia a dia, tanto por parte de técnicos, como dos contribuintes.

Dentre as propostas discutidas durante a reunião esteve a inclusão do Plano de Mobilidade Urbana, da cartilha sobre calçadas e questões ligadas aos recuos em construções e nas tabelas de uso do solo.

Outra alteração tem relação com o Centro Histórico. A proposta debatida é que seja retirada a altura máxima para construções de prédios no quadrante. Até então, o máximo estabelecido era 8,15m. Ainda, de acordo com Juliana, para uma segunda etapa estão sendo estudadas modificações no mapa de zoneamento e a elaboração de mapa com prolongamento das vias, o que servirá de subsídio sempre que um novo loteamento for implantado no município.

ANÁLISE 

De acordo com o Presidente da Câmara, Everaldo de Oliveira, a reunião desta segunda-feira foi o início do debate para atualização do Plano. “Todas as propostas foram encaminhadas às entidades e instituições interessadas. Também estamos disponibilizando no site da Câmara todo o material para análise da comunidade em geral”, explicou o Chefe do Legislativo.

Uma nova reunião deverá ser agendada nos próximos dias a fim de concluir a elaboração do projeto. Para ver as propostas de atualização do Plano Diretor acesse: