Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quinta, 27 de setembro de 2018

Reunião debate situação do trânsito em Santo Ângelo

A Câmara dos Vereadores realizou, na manhã dessa quarta-feira, 27, por solicitação do vereador Maurício Loureiro (PDT), uma reunião sobre a situação do trânsito em Santo Ângelo.

Participaram do encontro a coordenadora do Escritório da Cidade Juliana da Costa, o  presidente do Conselho Municipal de Trânsito (CMT) Lindomar Crestani e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Gerson Fernando Rodrigues. Também colaboraram com o diálogos, acompanhados do assessor jurídico da Câmara de Vereadores Marco Aquino, o presidente do Legislativo Everaldo de Oliveira (PDT), e os vereadores Maurício Loureiro (PDT), Valdonei da Luz (PDT), e Márcio Antunes (PP).

De acordo com Loureiro, a necessidade de realizar a reunião se deu em virtude dos inúmeros pedidos e solicitações para instalação de faixas de segurança e elevadas, e para verificar a possibilidade de realização dos trabalhos.

O diretor do DMT, esclareceu que muitas vezes as instalações de faixas de pedestres e elevadas esbarram na questão financeira, e enfatizou a necessidade de usar a fiscalização com equipamentos eletrônicos, como radar móvel, para conscientizar a população e coibir acidentes.

Com relação aos pedidos de instalação de faixa elevada, Cristani falou sobre as questões legais e o que é possível fazer com base nas leis do Código Brasileiro de Trânsito, que proíbe, por exemplo, a instalação de ondulações transversais, como as faixas elevadas. O presidente do CMT afirmou que é preciso fazer, somente o que pode ser justificado e amparado por lei.

Juliana pontuou que para o Plano de Mobilidade Urbana, foram realizados estudos e que o documento, que deve servir como guia, prevê várias questões que podem colaborar para a melhoria do trânsito no município, como ruas de mão única, mudanças nos locais de parada de ônibus e instalação de semáforos.

Loureiro entende que a discussão foi pertinente, pois é preciso trabalhar em parceria com os órgãos competentes, e o diálogo esclareceu o que pode ser feito para atender as solicitações da comunidade santo-angelense, no que se refere às questões de trânsito.

19 de outubro de 2018
Os vereadores Maurício Loureiro (PDT) e Vinícius Makvitz (MDB), o prefeito Jacques Barbosa e deputado estadual Eduardo Loureiro estiveram reunidos com o governador em exercício
17 de outubro de 2018
Propostas do Executivo para campanha foram votadas na sessão dessa segunda-feira, 15.
17 de outubro de 2018
Matéria foi apreciada em primeiro turno durante a sessão dessa segunda-feira, 15, no Plenário Juarez Lemos