Terça, 26 de janeiro de 2021

Reunião com o IML pede agilidade nos trabalhos em Santo Ângelo

Atendendo a requerimento do vereador Nivaldo Langer de Moura (NENE) (PP), aprovado por unanimidade pelos edis da Casa Legislativa, foi realizada uma reunião na manhã desta segunda-feira, 25, com representantes do Instituto Médico Legal de Santo Ângelo.

Participaram do encontro, o Coordenador do IML Rodrigo Tonetto, o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Nader Awad (PSD), vice-presidente Carlos Gonçalves (PRTB), e edis Vando Ribeiro (MDB), Nanaco (PDT) e o proponente da reunião, Nivaldo Langer de Moura (NENE) (PP). Acompanhou a reunião, o diretor administrativo da Casa Legislativa, Thiago Zimmermann.

O proponente da reunião esclareceu que o objetivo do encontro era de saber mais sobre o funcionamento e os procedimentos adotados no IML, tendo em vista reclamações e reivindicações da comunidade acerca da demora no atendimento, realização de necropcias e liberação dos corpos para as famílias.

Tonetto explicou sobre o funcionamento do IML e falou sobre as dificuldades enfrentadas para dar conta da demanda, considerando que há apenas dois médicos que atendem não só em Santo Ângelo, mas em outros municípios da região, o que ocasiona, por vezes, a necessidade de encaminhar os corpos para outros locais, como Cruz Alta e Santa Rosa.

O vereador Nene afirmou entender que há uma defasagem na equipe, porém é necessário que haja mais respeito e consideração às famílias que ficam aguardando, em um momento de dor, para poder velar seus entes queridos. O edil ainda destaca que é preciso sororidade e empatia com o luto dos famíliares.

Conforme o coordenador do IML, há reivindicações para que mais cinco profissionais sejam contratados para atender na região, dando mais celeridade aos trabalhos.

Ao final da reunião, de acordo com o presidente Nader, o Poder Legislativo se colocou à disposição do órgão para pleitear junto ao Governo do Estado, o aumento no quadro de médicos legistas para o Departamento Médico Legista (DML) Santo Ângelo.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS
12 de maio de 2021
Protocolado pelo vereador Vando Ribeiro de Souza, o Projeto de Decreto Legislativo que visa conceder o título de cidadão honorário do município de Santo Ângelo ao senhor Odorico Bessa Almeida, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da Câmara de
11 de maio de 2021
PL teve a maioria dos votos dos edis e reduz em 50% a cobrança
11 de maio de 2021
Também foram apreciados requerimentos, um pedido de informação e uma moção