Sexta, 20 de julho de 2018
Regulamentação dos Food Trucks é pauta de audiência na Câmara Municipal

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizou na quarta-feira (18) audiência pública para discutir a construção de nova legislação para regulamentar os food trucks na cidade. A audiência foi proposta pelo vereador Felippe Terra Grass. A intenção, conforme o edil, é atualizar o decreto vigente e ampliar os pontos para o comércio de lanches rápidos.

Segundo o vereador, a atividade necessita de regulamentação por vários motivos, principalmente no que se refere ao aumento da economia local e ao uso adequado do espaço público.

“Existem empresários que já investiram suas economias e não podem trabalhar com os novos equipamentos porque a legislação não permite. O decreto que normatiza o comércio de lanches em veículos automotores é de 1998. Hoje temos uma demanda diferente, sendo necessária essa atualização o mais breve possível”, acrescentou Felippe.

PROPOSTAS

A audiência contou com a participação de vereadores, empresários, munícipes e representantes de órgãos municipais. Na ocasião, todos os presentes puderam manifestar suas opiniões e sugerir mudanças à legislação municipal.

Uma das questões amplamente debatida foi a busca pela ampliação dos pontos para a comercialização dos alimentos. De acordo com Felippe, a ideia é abrir 10 novos pontos, ampliando o mercado de trabalho, descentralizando o atendimento e criando novos ambientes de comércio e lazer.

Outra questão esclarecida foi que os 15 pontos já existentes em Santo Ângelo seguirão suas atividades normalmente. Contudo, com a atualização do decreto, os proprietários poderão modernizar e qualificar o atendimento. Uma das prioridades acordadas pelos vereadores e representantes do Executivo Municipal foi a necessidade de dar suporte para quem quer trocar de Towner para Truck, especialmente no que se refere a autorizações de luz pela RGE e Prefeitura.

Conforme explicou Felippe, o próximo passo será uma audiência com o Prefeito Municipal para propor as mudanças e solicitar que o Chefe do Executivo edite o decreto que dispõe sobre o serviço e encaminha à Câmara Projeto de Lei que normatiza as atividades dos food trucks na cidade.

“Acreditamos que as mudanças vão gerar mais oportunidades de trabalho e renda no município. Também será uma forma de apoiar o setor para que modernizem e qualifiquem o serviço. Além disso, a ideia é descentralizar os pontos de atendimento, para assim, valorizar outros espaços públicos da nossa cidade. Já tivemos uma conversa prévia com o Prefeito Jacques Barbosa e ele se mostrou  favorável às mudanças. Agora vamos nos reunir com o setor de alvarás e demais setores do município para a explanação completa das alterações ao Prefeito Jacques”, finalizou o vereador.

OUTRAS NOTÍCIAS
25 de maio de 2022
Legislativo aprova abertura de Crédito Especial de mais de 3,6 milhões de reais para a área da Saúde
24 de maio de 2022
Presidente do Legislativo participa de importantes reuniões na Casa Civil em Porto Alegre
24 de maio de 2022
Colégio Onofre Pires completa 98 anos de trabalho para a comunidade de Santo Ângelo
23 de maio de 2022
Em visita ao Legislativo, a Comissão das Margaridas convida para a tradicional Festa Junina
20 de maio de 2022
Prefeito Municipal sanciona Projeto de Lei que flexibiliza pagamento de dívidas tributárias