Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quinta, 09 de maio de 2019

Regulamentação da Lei Lucas é tema de PI da vereadora Zilá Andres

Preocupada com a saúde das crianças e estudantes santo-angelenses, a vereadora Zilá Andres (PP) apresentou, na Sessão Ordinária do último dia 06, um Pedido de Informação ao Poder Executivo de Santo Ângelo, acerca da regulamentação da Lei Lucas.

Trata-se de Lei Federal 13.722 de 04 de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

A vereadora quer saber se houve regulamentação, como ocorreu, e quais medidas que estão sendo adotados para a implementação da Lei no município. “Entendemos que colocar em prática esta Lei, colabora para uma segurança maior dos estudantes, professores e funcionários, e dá mais tranquilidade aos pais e responsáveis”, afirmou.

Nesta semana, a prefeitura de Santo Ângelo realizou a capacitação de 120 servidores, abordando evacuação em casos de incêndio, prevenção e combate a sinistros, respeitando o decreto estadual 38.273/98. No caso da Lei Lucas, a capacitação está voltada à ação preventiva em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte especializado, local ou remoto, se torne possível.

Lei Lucas

A Lei Lucas propõe que as creches e escolas do ensino infantil, fundamental e médio ofereçam, anualmente, para seus professores e funcionários, cursos de treinamento em primeiros socorros.

Funcionários de estabelecimentos de recreação, como brinquedotecas, parques de diversão e espaços de entretenimento infantil, também devem ser capacitados. A proposta aprovada no Senado foi inspirada na história do menino Lucas Zamora, de 10 anos, que morreu em 2017 ao se engasgar com o lanche em um passeio escolar.

Projeto Sugestão

Em agosto do ano passado, o vereador Rodrigo Trevisan (PP), encaminhou à prefeitura de Santo Ângelo, um projeto sugestão para tornar obrigatório o curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros em escolas do município, com base na Lei Lucas.

 

 

13 de fevereiro de 2020
O novo programa tem como objetivo aprimorar o gerenciamento de reciclagem e resíduos sólidos no município, que será feita pela organização para preservação ambiental, Ecos do Verde em Santo Ângelo.
12 de fevereiro de 2020
O coordenador das Agro Indústrias da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Lino Formenton, foi recebido no gabinete da Câmara de Vereadores
31 de janeiro de 2020
Os representantes do bairro Rosa, de Santo Ângelo, reuniram-se no Gabinete do chefe do Executivo, Prefeito Jacques Barbosa juntamente, com o Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkieswicz, na manhã desta sexta-feira (31).
31 de janeiro de 2020
O Presidente, Pedro Waszkiewicz, e o Vereador Vinícius Makvitz receberam o Coordenador da 10° FEAAGRI Missões, Daniel Casarim
29 de janeiro de 2020
Na manhã desta quarta-feira (29), fizeram-se presentes no gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkiewicz, os vereadores da 28° legislatura