Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Quarta, 18 de outubro de 2017

Região comemora a aprovação de emenda que destina recursos da União para construção da ponte internacional ligando Porto Xavier a San Javier

Uma conquista histórica, fruto da união e mobilização regional. Esse é o sentimento resultante da emenda aprovada na noite desta terça-feira, dia 17, pelos deputados federais e senadores em reunião da bancada gaúcha no Congresso Nacional, destinando R$ 81 milhões no Orçamento da União do próximo ano para a ponte internacional Brasil-Argentina, ligando Porto Xavier a San Javier.

Na semana passada, uma comitiva da região constituída, inclusive, pelo Presidente da Câmara Adolar Queiroz e pelo Prefeito Jacques Barbosa, e liderada Associação dos Municípios das Missões (AMM) e pelo deputado estadual Eduardo Loureiro percorreu gabinetes sensibilizando os parlamentares quanto à importância da emenda, que por ser impositiva, será obrigatoriamente cumprida pelo governo federal em 2018.

Cinco demandas disputavam os R$ 162 milhões da emenda conjunta que a bancada gaúcha tem direito de incluir na proposta orçamentária. Ao final da discussão, a obra em andamento da duplicação da BR-116 entre Pelotas e Porto Alegre, e a ponte internacional, receberam maior número de votos dos parlamentares. A travessia sobre o rio Uruguai já tem estudo de viabilidade técnica e ambiental concluído, mas falta o projeto de engenharia.

A obra da ponte internacional integra acordo firmado em 15 de dezembro de 2000, entre Brasil e Argentina, para viabilizar a construção conjunta de novas travessias entre os dois países. A ponte teria aproximadamente 900 metros de extensão e seria erguida em formato diferenciado, com pórtico estilizado homenageando a saga jesuítica na América do Sul. A intenção das lideranças da região é que a ponte seja denominada Papa Francisco.

 

Texto: AI Dep. Eduardo Loureiro com edição da AI Câmara SA  

17 de novembro de 2017
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 21, das 07h 30min horas às 13h30min na Prefeitura de Santo Ângelo, junto à Secretaria de Administração
17 de novembro de 2017
A sede da Câmara de Vereadores será o local de encontro e preparação dos noivos, que receberão toda a indumentária que o momento requer. Na ocasião, cerca de 30 casais vão oficializar a relação.
16 de novembro de 2017
Conforme informou o vereador Rodrigo Trevisan, solicitação encaminhada ao Estado também é pelo repasse de armamento, viaturas e equipamentos de segurança que colaborem com o trabalho da polícia.
14 de novembro de 2017
Homenagem, proposta pelo vereador Valdonei da Luz, foi aprovada por unanimidade.
10 de novembro de 2017
Estruturas ampliam a calçada para permitir convívio social e poderão ser colocadas em qualquer bairro da cidade. Iniciativa foi apresentada pelos vereadores Vinícius Makvitz e Maurício Loureiro