Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 04 de setembro de 2018

Realizada Sessão Solene em homenagem à Pátria

O Plenário Juarez Alves Lemos, da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, foi palco para uma homenagem à Independência do Brasil, na noite dessa segunda-feira, 04.  A Sessão Solene teve início às 19 horas, com apresentação da Banda de Música do 1º Batalhão de Comunicação (1º BCOM), e seguiu com os pronunciamentos do vereador Felipe Terra Grass (PDT), que falou em nome da Casa Legislativa, e do Chefe da 10ª Circunscrição do Serviço Militar e Comandante da Guarnição Militar Federal, Coronel José Alexandre Borges Dias Lopes.  

Grass proferiu o discurso de homenagem, e falou sobre a importância de se comemorar a Semana da Pátria, e ressignificar o que é viver em um país independente. “O culto à Pátria deve fazer parte do nosso cotidiano, como expressão de um pertencimento a uma nação que se constrói diariamente, a partir das ações de todos os brasileiros, nas mais diferentes atividades e papeis sociais que assumimos. Que possamos contribuir para o verdadeiro sentido da Pátria, com ações que tornem a nossa sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou o  vereador. 

O Cel. Dias Lopes também discursou no plenário, e lembrou que a independência não começou e terminou no dia 07 de setembro de 1822. Para o militar, é um processo que ainda continua ocorrendo, tendo em vista que o país passa por uma série de problemas que impedem a independência total da nação.  

Em sua fala, o Coronel enfatizou que “gostaria que todos enxergassem o Brasil do jeito que o Exército Brasileiro enxerga: nós enxergamos a todos como brasileiros, nós enxergamos a todos com as suas necessidades, e enxergamos apenas os problemas como algo que deve ser resolvido. E nós resolvemos esses problemas com trabalho, estudo, honestidade, valores. Essas são as formas que nós, do Exército Brasileiro, buscamos para manter a nossa independência”.  

Também participaram da solenidade o Tenente Coronel Jânio Timóteo do Nacimento, Comandante do Depósito de Subsistência de Santo Ângelo, o Major Alexandre Braga, representando o 1º Batalhão de Comunicações, o Capitão Silvano Oliveira Rodrigues, representando o 11º Batalhão de Bombeiro Militar e o professor Cristiano Weber, representando a direção da Uri, campus Santo Ângelo. 

Semana da Pátria 

Aberta oficialmente no último sábado, dia 1º de setembro, com o hasteamento dos pavilhões e o acendimento da Pira da Pátria, a Semana da Pátria segue até sexta-feira, quando será realizado o Desfile de 07 de Setembro. Após o término do evento, a Semana da Pátria será encerrada, com a extinção da chama. 

O desfile será realizado na Rua Marechal Floriano a partir das 8h30min, e terá como temas: Projeto Rondon (nacional), Tribunal da Justiça Militar do RS (estadual) e Responsabilidade Ambiental Santo Ângelo e Você Preservando o Futuro (municipal).

A programação terá como ordem e sequência o desfile militar, órgãos de segurança, grupos de escoteiros e clubes de desbravadores, escolas privadas e federal, escolas municipais, estaduais e entidades.

13 de novembro de 2018
Estiveram no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, o coordenador do Conselho da Pastoral Dari Barichelo Zanuso e o coordenador do Conselho Administrativo da Igreja, Neri Luís Rieve.
12 de novembro de 2018
Evento foi realizado na noite da última sexta-feira, 09, no Clube Comercial