Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Segunda, 07 de maio de 2018

QUEBRANDO O SILÊNCIO: Santo Ângelo prepara ampla programação a fim de orientar pais e alunos sobre temas de relevância social

Uma comitiva liderada pelo Presidente da Câmara, Everaldo de Oliveira, pelo vereador Adolar Queiroz e pelo Diretor do Colégio Adventista de Santo Ângelo, David Martins, esteve na manhã desta segunda-feira, dia 07, reunida com o Prefeito Jacques Barbosa a fim de definir detalhes da programação do Projeto “Quebrando o Silêncio” 2018.

O grupo, formado por autoridades e representantes das áreas de segurança pública, educação e saúde, busca ampliar a abrangência do projeto, que visa debater e orientar crianças, jovens e adolescentes sobre temas de relevância social. Em Santo Ângelo, a iniciativa teve início no ano passado através de uma parceria entre Colégio Adventista, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. Em 2017, o objeto de discussão foi o abuso e a violência sexual.

Neste ano, o tema central é suicídio, bullying e depressão. Além destes, autoridades e especialistas vão nortear alunos e seus pais sobre os perigos da internet, violência doméstica e uso de drogas.

Para o Presidente da Câmara a reunião no Executivo Municipal confirmou a expectativa de expandir as ações, uma vez que a Prefeitura confirmou apoio e irá colaborar com infraestrutura e logística, oferecendo transporte aos pais e alunos das escolas municipais e estaduais.

ORIENTAÇÃO E DEBATE

As ações do projeto serão realizadas durante todo o ano letivo, contudo, a comissão organiza uma semana de atividades para a prática de palestras, reprodução de curta-metragem e encenação teatral.

A semana “Quebrando o Silêncio” deve iniciar no dia 22 de agosto e será encerrada no dia 25, com uma grande passeata pelas ruas da cidade. Nesse dia também serão oferecidos atendimentos gratuitos psicológicos, jurídicos e serviços de saúde, além da distribuição de materiais educativos.

O projeto e realizado pela Câmara de Vereadores e Colégio Adventista e tem como principais parceiros a Prefeitura Municipal, Promotoria de Justiça, Polícia Civil, Brigada Militar, Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutear e Gabinete da Primeira Dama.  Além destes, a expectativa é contar com o apoio das instituições de ensino e entidades de classe.  

PRESENÇAS
Participaram da reunião no Gabinete do Executivo, o secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Oliveira, o vereador Adolar Queiroz, o promotor de Justiça Renato Tirapelle, o diretor do Colégio Adventista de Santo Ângelo, David Martins, os representantes da Brigada Militar – Proerd e Patrulha Maria da Penha -, da Polícia Civil – Papo de Responsa -, do Conselho Tutelar, da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Conselho Municipal Anti-Drogas, do Gabinete da Primeira-Dama e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

 

13 de julho de 2018
Entre os assuntos debatidos esteve a Consulta Popular, Marco Regulatório e, ainda, a proposta de realização de uma Consulta Popular Municipal.
13 de julho de 2018
Iniciativa do vereador Felippe Terra Grass visa modernizar as regras para comércio de alimentos em plataformas móveis variadas. Assunto será tema de audiência pública no dia 18 de julho.
13 de julho de 2018
No total, 381 crianças receberam o certificado de participação e conclusão do PROERD.
11 de julho de 2018
Presidente da Câmara, Everaldo de Oliveira, solicitou agilidade à equipe da RGE.
11 de julho de 2018
Reunião atende solicitação do vereador Maurício Loureiro. Objetivo é discutir mecanismos para auxiliar desportistas do município.