Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Quarta, 14 de março de 2018

Projeto de ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju na fase final

Segue intensa a mobilização pela liberação dos recursos que vão viabilizar o projeto de ampliação e modernização do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju. Durante reunião realizada nesta semana, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, lideranças e entidades locais elaboraram documento para solicitar apoio à bancada gaúcha no Distrito Federal.

Conforme explicou o vereador Vinícius Makvitz, requerente da reunião, a mobilização é para que o investimento, já destinado às melhorias no Aeroporto local, seja desbloqueado assim que o projeto for finalizado pela Secretaria de Aviação Civil – SAC. A expectativa, de acordo com o edil, é que isso ocorra até o início do mês de abril.

“Nosso objetivo é reiterar que o município e toda a macro região está unida pela ampliação do Aeroporto Sepé Tiaraju. Com isso, estaremos contatando lideranças federais para que exerçam pressão junto à União e, assim, o recurso seja liderado para o início das obras”, explicou Makvitz.

AMPLIAÇÃO AUTORIZADA PELA FEPAM

Na última semana, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença de instalação para a ampliação do Aeroporto Sepé Tiaraju. O documento autoriza a Secretaria dos Transportes a iniciar as obras de construção do novo terminal de passageiros. A licença também prevê a construção de uma sessão contra incêndios e um estacionamento.

Com isso, o aeroporto terá seu porte ampliado em 66,7 mil metros quadrados. A execução do projeto também permitirá o pouso e a decolagem de aviões de maior porte.  

APOIO DA BANCADA GAÚCHA

À bancada gaúcha no Distrito Federal, Santo Ângelo e região estarão encaminhando documento no qual são reiterados os benefícios que a obra proporcionará à população regional. O ofício destaca, ainda, o apoio dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs), de entidades de classe, instituições de ensino, empresários e lideranças.

Além disso, uma comitiva deve ir até Brasília nos próximos dias a fim de finalizar o processo de descontingenciamento do recurso. A expectativa é de que, inicialmente, sejam liberados R$ 16 milhões para investimento no Aeroporto Regional. 

PRESENÇAS

Participaram da reunião o Presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo de Oliveira, assim como os vereadores Vinícius Makvitz, Adolar Queiroz, Dionísio Faganello, Ademir Queiroz, Maurício Loureiro e Pedro Waszkiewicz. Também colaboraram com o debate o Secretário de Indústria e Comércio, João Baptista, senhor Osvaldino Lucca – representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, senhor Jonas Realdi - Coordenador da Secretaria de Turismo e Esportes, Diomar Formenton – Presidente do COMUDE, Douglas Winter – Presidente da ACISA, Gilberto Pacheco – Diretor da URI Santo Ângelo, Paulo Dalla Porta – Presidente do Aeroclube Santo Ângelo, Gilberto Aiolfi – Presidente do Sindilojas, Viviane Obadoski – Presidente da CDL e Rosane Pagno – Diretora do IFFarroupilha

 

13 de julho de 2018
Entre os assuntos debatidos esteve a Consulta Popular, Marco Regulatório e, ainda, a proposta de realização de uma Consulta Popular Municipal.
13 de julho de 2018
Iniciativa do vereador Felippe Terra Grass visa modernizar as regras para comércio de alimentos em plataformas móveis variadas. Assunto será tema de audiência pública no dia 18 de julho.
13 de julho de 2018
No total, 381 crianças receberam o certificado de participação e conclusão do PROERD.
11 de julho de 2018
Presidente da Câmara, Everaldo de Oliveira, solicitou agilidade à equipe da RGE.
11 de julho de 2018
Reunião atende solicitação do vereador Maurício Loureiro. Objetivo é discutir mecanismos para auxiliar desportistas do município.