Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Sexta, 31 de março de 2017

Programa Social de Castração de animais será tema de debate na Câmara de Vereadores

Uma grande audiência pública na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo será realizada a fim de discutir e definir detalhes para a implantação de um programa eficaz e ético voltado à esterilização de cães e gatos no Município.

A iniciativa é do Presidente da Casa, vereador Adolar Queiroz que, embasado nas orientações de profissionais e de entidades ligadas à causa animal, elaborou Projeto de Lei cuja finalidade é instituir no município um Programa Social de Castração de animais de pequeno porte.

De acordo com o Chefe do Legislativo, o projeto dá prioridade para animais abandonados e para aqueles pertencentes a população carente de Santo Ângelo. Para tornar viável a realização dos procedimentos, Queiroz explica que a ideia é contar com o apoio de clínicas particulares, as quais firmariam convênio com o município cobrando apenas o custo dos procedimentos. Em contrapartida, o município ficaria responsável pela divulgação dos estabelecimentos através do material informativo e publicitário criado para o referido programa.

“Ouvindo associações, entidades e médicos veterinários elaboramos este projeto que tem a finalidade de diminuir, principalmente, a população de animais abandonados, os quais, por suas condições, não recebem os devidos cuidados, o que além de ser desumano, gera diversos problemas à população”, avaliou Queiroz.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Embora o assunto tenham sido pauta de diversas reuniões, Queiroz solicitou a realização de audiência pública para deliberar especificamente sobre o projeto, que já tramita na Câmara de Vereadores, mas que ainda pode sofrer alterações.  

O vereador explicou que a intenção é ouvir sugestões da comunidade no sentido de aperfeiçoar a proposta.  Representantes da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Secretaria de Saúde também serão convidados a participar da reunião, que também deverá contar com a presença do prefeito Jacques Barbosa e de representantes das clínicas veterinárias instaladas no município.

“Conversei com o Prefeito e ele se mostrou favorável ao projeto. Por isso, queremos aproveitar essa reunião pública para ouvir sugestões da comunidade, das clínicas veterinárias e do Executivo Municipal”, finalizou Queiroz.

A data para a reunião ainda não foi definida. O dia e hora da audiência serão divulgados pela Câmara através do site institucional do parlamento, redes sociais e jornais do município. 

18 de outubro de 2017
Para o edil, um curso de formação na cidade faz com que os policiais fiquem na região, colaborando para o aumento do efetivo, movimento da economia e redução da criminalidade
18 de outubro de 2017
Presidente da Câmara articulou reunião com o Prefeito Jacques Barbosa e representantes da Comunidade Três Mártires.
17 de outubro de 2017
Encontro foi solicitado pelos vereadores Vinícius Makvitz e Rodrigo Trevisan.