Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Sexta-feira, 31 de março de 2017

Programa Social de Castração de animais será tema de debate na Câmara de Vereadores

Uma grande audiência pública na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo será realizada a fim de discutir e definir detalhes para a implantação de um programa eficaz e ético voltado à esterilização de cães e gatos no Município.

A iniciativa é do Presidente da Casa, vereador Adolar Queiroz que, embasado nas orientações de profissionais e de entidades ligadas à causa animal, elaborou Projeto de Lei cuja finalidade é instituir no município um Programa Social de Castração de animais de pequeno porte.

De acordo com o Chefe do Legislativo, o projeto dá prioridade para animais abandonados e para aqueles pertencentes a população carente de Santo Ângelo. Para tornar viável a realização dos procedimentos, Queiroz explica que a ideia é contar com o apoio de clínicas particulares, as quais firmariam convênio com o município cobrando apenas o custo dos procedimentos. Em contrapartida, o município ficaria responsável pela divulgação dos estabelecimentos através do material informativo e publicitário criado para o referido programa.

“Ouvindo associações, entidades e médicos veterinários elaboramos este projeto que tem a finalidade de diminuir, principalmente, a população de animais abandonados, os quais, por suas condições, não recebem os devidos cuidados, o que além de ser desumano, gera diversos problemas à população”, avaliou Queiroz.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Embora o assunto tenham sido pauta de diversas reuniões, Queiroz solicitou a realização de audiência pública para deliberar especificamente sobre o projeto, que já tramita na Câmara de Vereadores, mas que ainda pode sofrer alterações.  

O vereador explicou que a intenção é ouvir sugestões da comunidade no sentido de aperfeiçoar a proposta.  Representantes da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Secretaria de Saúde também serão convidados a participar da reunião, que também deverá contar com a presença do prefeito Jacques Barbosa e de representantes das clínicas veterinárias instaladas no município.

“Conversei com o Prefeito e ele se mostrou favorável ao projeto. Por isso, queremos aproveitar essa reunião pública para ouvir sugestões da comunidade, das clínicas veterinárias e do Executivo Municipal”, finalizou Queiroz.

A data para a reunião ainda não foi definida. O dia e hora da audiência serão divulgados pela Câmara através do site institucional do parlamento, redes sociais e jornais do município. 

27 de junho de 2017
Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Mauricio Loureiro.
27 de junho de 2017
O Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Ângelo, o Rotaract Clube Santo Ângelo e, ainda, Renato Moreira, idealizador do projeto “Tempresto” foram homenageados nesta semana, dia 26,
23 de junho de 2017
Vereador Felippe Terra Grass esteve com o Secretário de Transportes, João Terra, buscando auxílio em Secretarias do Estado. Solicitação foi pela cedência de máquinas e destinação de recursos.
23 de junho de 2017
Em caso de necessidade, o cidadão pode se dirigir diretamente à Câmara de Vereadores. No turno da manhã o expediente segue até às 11h30min. À tarde, o atendimento inicia às 13h30min, seguindo até às 16h30min.