Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Segunda, 26 de agosto de 2019

Programa Quebrando o Silêncio é realizado em Santo Ângelo

 Promovida pela Câmara de Vereadores, Poder Executivo e Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), a terceira edição do Programa Quebrando o Silêncio teve início na tarde da última quinta-feira, 22, no Centro Municipal de Cultura, de Santo Ângelo,  com o objetivo de realizar uma capacitação de formadores educativos, acerca do abuso infantil.

O presidente da Casa Legislativa, Maurício Loureiro (PDT), participou da abertura oficial do evento, junto ao prefeito Jacques Barbosa, a Juíza-diretora do Foro de Santo Ângelo, Marta Martins Moreira, delegada titular da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente, Luciana Cunha da Silva, pastor distrital e de Santo Ângelo Jessé Paulo dos Santos, e diretora da Escola Adventista, Tatiane Goetz.

Em seu pronunciamento, Loureiro enfatizou a necessidade de realizar ações como a campanha Quebrando o Silêncio, considerando que os temas abordados anualmente são delicados e precisam de mais atenção. O presidente da Câmara de Vereadores afirmou o apoio do Poder Público e ressaltou o trabalho social realizado pela campanha.

O “Quebrando o Silêncio” é um projeto de prevenção e valorização da vida, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul. Desde 2017, a campanha faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Santo Ângelo, e está sendo desenvolvido pela Escola Adventista, com o apoio da Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 14° Coordenadoria Regional de Educação, Polícia Civil, Brigada Militar (Proerd e Maria da Penha), Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Conselho Tutelar, COMUD e Ministério Público.

 

Palestra e capacitação

Após os pronunciamentos da mesa de honra e a abertura oficial realizada pelo prefeito Jacques, a tarde de atividades do Programa Quebrando o Silêncio, começou com uma encenação intitulada “Retratos do Tempo”, feita por alunos da Escola Adventista.

Posteriormente, a pedagoga Maria Claudete Cardoso proferiu uma palestra sobre a campanha e expôs dados acerca do tema abuso infantil. Em seguida, deu-se início à uma capacitação em forma de mesa redonda.

Mediada pela diretora Tatiane, a atividade contou com as falas da juíza-diretora Marta, com a delegada Luciana, falando pela Polícia Civil, os soldados Denis Muller e Adriani Machado dos Santos, pela Brigada Militar (Maria da Penha e Proerd), e Jonatã Ferreira, pelo Conselho Tutelar.

Na oportunidade, cada participante da mesa redonda contou como é feito o acolhimento das vítimas de abuso infantil, e quais são os encaminhamentos realizados por cada instituição, no intuito de orientar os educandários a denunciarem casos que possam surgir no meio escolar e como abordar o assunto em sala de aula.

Caminhada

A terceira edição da Campanha Quebrando o Silêncio foi encerrada no sábado, 24, com uma caminhada de conscientização à comunidade. O trajeto iniciou por volta de 10 horas e partiu da praça da Catedral Angelopolitana, e seguindo até a Praça Leônidas Ribas.

Representado o Poder Legislativo Municipal, o vice-presidente Vinícius Makvitz fez a abertura da atividade e participou da caminhada da campanha. 

13 de fevereiro de 2020
O novo programa tem como objetivo aprimorar o gerenciamento de reciclagem e resíduos sólidos no município, que será feita pela organização para preservação ambiental, Ecos do Verde em Santo Ângelo.
12 de fevereiro de 2020
O coordenador das Agro Indústrias da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Lino Formenton, foi recebido no gabinete da Câmara de Vereadores
31 de janeiro de 2020
Os representantes do bairro Rosa, de Santo Ângelo, reuniram-se no Gabinete do chefe do Executivo, Prefeito Jacques Barbosa juntamente, com o Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkieswicz, na manhã desta sexta-feira (31).
31 de janeiro de 2020
O Presidente, Pedro Waszkiewicz, e o Vereador Vinícius Makvitz receberam o Coordenador da 10° FEAAGRI Missões, Daniel Casarim
29 de janeiro de 2020
Na manhã desta quarta-feira (29), fizeram-se presentes no gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Waszkiewicz, os vereadores da 28° legislatura