Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Segunda, 24 de setembro de 2018

Presidente do Legislativo participa do Workshop de Libras em Santo Ângelo

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Santo Ângelo (Apassa), realizou no último sábado, 22, um Workshop de Libras, em comemoração ao Dia do Surdo, que é celebrado no dia 26 de setembro.

O presidente do Legislativo Municipal, Everaldo de Oliveira, marcou presença no evento. Para o vereador, iniciativas como essa são importantes para a inclusão social. “Ações como esse Workshop são fundamentais para inserir na sociedade a cultura dos surdos e colaborar para cada vez mais essa comunidade seja efetivamente inclusa nos meios sociais, possibilitando que mais pessoas participem e aprendam a se comunicar através da Libras”, enfatizou.

A vice-presidente da Apassa, Claudia Mendes de Oliveira, explicou que o evento foi realizado com o objetivo de divulgar a Libras e a comunidade surda, sendo alusivo também ao Setembro Azul, que é o mês de conquistas e das lutas no Brasil. “A Libras é fundamental para a inclusão, pois é o meio de comunicação da pessoa surda. É muito importante e é parte fundamental para a identidade, para a cultura e a comunicação das pessoas surdas”, afirmou Claudia, enfatizando a importância da Língua Brasileira de Sinais.

A capacitação foi realizada no Centro Municipal de Cultura e a inscrição custou 1 quilo de alimento. As atividades iniciaram por volta 13h30min e seguiram até 17h30min, quando foi feito o encerramento.

A programação contou com palestras “Acessibilidade e Legislação Vigente para os Surdos”, com a Ms. Liciara D. Zwan, “Inclusão X Exclusão e o papel da família no contexto atual da pessoa surda”, com a Especialista Claudia M. de Oliveira, “Contexto histórico, cultural e de identidade surda e sua trajetória na Região das Missões”, com a Especialista Tatiane S. Campos, e o Workshop de Libras com Mediadores surdos, com a acadêmica de Letras/Libras Taís Dutra de Oliveira, o estudante do IFFar Vinícius Krieger, e o especializando em Libras, Wesley Carvalho.

 

 

Fotos: Marcos Luft

19 de outubro de 2018
Os vereadores Maurício Loureiro (PDT) e Vinícius Makvitz (MDB), o prefeito Jacques Barbosa e deputado estadual Eduardo Loureiro estiveram reunidos com o governador em exercício
17 de outubro de 2018
Propostas do Executivo para campanha foram votadas na sessão dessa segunda-feira, 15.
17 de outubro de 2018
Matéria foi apreciada em primeiro turno durante a sessão dessa segunda-feira, 15, no Plenário Juarez Lemos