Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Segunda, 24 de setembro de 2018

Presidente do Legislativo participa do Workshop de Libras em Santo Ângelo

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Santo Ângelo (Apassa), realizou no último sábado, 22, um Workshop de Libras, em comemoração ao Dia do Surdo, que é celebrado no dia 26 de setembro.

O presidente do Legislativo Municipal, Everaldo de Oliveira, marcou presença no evento. Para o vereador, iniciativas como essa são importantes para a inclusão social. “Ações como esse Workshop são fundamentais para inserir na sociedade a cultura dos surdos e colaborar para cada vez mais essa comunidade seja efetivamente inclusa nos meios sociais, possibilitando que mais pessoas participem e aprendam a se comunicar através da Libras”, enfatizou.

A vice-presidente da Apassa, Claudia Mendes de Oliveira, explicou que o evento foi realizado com o objetivo de divulgar a Libras e a comunidade surda, sendo alusivo também ao Setembro Azul, que é o mês de conquistas e das lutas no Brasil. “A Libras é fundamental para a inclusão, pois é o meio de comunicação da pessoa surda. É muito importante e é parte fundamental para a identidade, para a cultura e a comunicação das pessoas surdas”, afirmou Claudia, enfatizando a importância da Língua Brasileira de Sinais.

A capacitação foi realizada no Centro Municipal de Cultura e a inscrição custou 1 quilo de alimento. As atividades iniciaram por volta 13h30min e seguiram até 17h30min, quando foi feito o encerramento.

A programação contou com palestras “Acessibilidade e Legislação Vigente para os Surdos”, com a Ms. Liciara D. Zwan, “Inclusão X Exclusão e o papel da família no contexto atual da pessoa surda”, com a Especialista Claudia M. de Oliveira, “Contexto histórico, cultural e de identidade surda e sua trajetória na Região das Missões”, com a Especialista Tatiane S. Campos, e o Workshop de Libras com Mediadores surdos, com a acadêmica de Letras/Libras Taís Dutra de Oliveira, o estudante do IFFar Vinícius Krieger, e o especializando em Libras, Wesley Carvalho.

 

 

Fotos: Marcos Luft

07 de dezembro de 2018
A homenagem foi proposta pela vereadora Zilá Andres (PP), e aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 1º de outubro deste ano.
07 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão
06 de dezembro de 2018
Lei regulamenta instrumento implantado no ano de 2014 em Santo Ângelo
06 de dezembro de 2018
Lei estima receita e despesas e estipula em que o valor será utilizado. Uma nova votação será realizada na próxima sessão Foi
04 de dezembro de 2018
O vereador fica na função até a próxima segunda-feira, 10, quando o prefeito Jacques retorna de viagem