Sexta, 16 de agosto de 2019
Presidência da República responde Moção de Apoio enviada pelo Poder Legislativo

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo recebeu, no início desta semana, o retorno de uma Moção de Apoio às instituições federais, pelo não contingenciamento de verbas, que foi enviado à Presidência da República.

O documento que se solidariza com as instituições federais de ensino técnico e superior, foi requerido pelo vereador Felippe Terra Grass (PDT), e subscrito pelos demais edis. Conforme o documento recebido, o Gabinete Pessoal da Presidência da República deve encaminhar a Moção de Apoio ao Ministério da Educação, tendo em vista a natureza do assunto.

Na última segunda-feira, 12, Felippe entregou a resposta da União ao IFFar, campus Santo Ângelo. Na ocasião, foi recebido pela diretora geral, Rosane Rodrigues Pagno; pela Diretora de Pesquisa, Extensão e Produção, Ângela Pawlowski; diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Karlise Soares Nacimento; diretora de Ensino, Andreia Pereira; e pelo diretor Administrativo, Marcelo da Silva Andreazza.

Felippe afirma que, por se preocupar com o futuro dos jovens e com a educação brasileira, fez o encaminhamento da Moção, como sendo mais um instrumento de apoio, e entendeu ser importante dar o retorno ao IFFar. “Este diálogo é necessário para verificarmos o que nós, enquanto Poder Público Municipal, podemos fazer para colaborar com o Instituto e não deixar que o contingenciamento prejudique o andamento das aulas”, afirmou o vereador.

Os diretores do IFFar Santo Ângelo explicaram à Felippe que as atividades acadêmicas poderão ser suspensas, porém algumas ainda estão sendo realizadas, como a Mostra de Tecnológica, Ações Inclusivas e o Programa Future-se.

A instituição federal da Capital das Missões possui 10 cursos, sendo os técnicos integrados ao ensino médio em Agricultura, Estética (Proeja), Manutenção e Suporte em Informática, e Administração. Já o subsequente, para quem já terminou o ensino médio, é em Enfermagem. Como Cursos de graduação, a instituição oferece Sistemas para Internet, Gestão do Agronegócio, Estética e Cosmética e licenciatura em Computação.

Contingenciamento de verbas

Segundo anúncio do Governo Federal, neste ano deverá haver um contingenciamento de recursos de 30% para instituições em geral e pode chegar a 41,4% para os institutos federais, que sofrerão mais impacto.

A diminuição nos recursos dizem respeito às despesas discricionárias, que somam ao todo cerca de 75% do custeio, ou seja, despesas para as atividades diárias, como aquisição de materiais, energia elétrica, água, serviços terceirizados de vigilância, manutenção e limpeza.

O orçamento anual do IFFar Santo Ângelo é de R$ 1.497.494,11. O contingenciamento deve diminuir, na prática, cerca de R$ 493 mil do orçamento de 2019.

OUTRAS NOTÍCIAS
22 de junho de 2022
Escola Presidente Getúlio Vargas está com inscrições abertas para cursos técnicos
22 de junho de 2022
Presidente do Legislativo São-borjense visita a câmara de Vereadores de Santo Ângelo
21 de junho de 2022
Clubes de Mães da comunidade do Rincão do Sossego realizam festa junina
20 de junho de 2022
Legislativo concede a Janira do Couto Mânica a Ordem da Cruz Missioneira
19 de junho de 2022
Santo Ângelo cede 5,4 hectares à Associação Indígena Tekoa Pyau