Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Sexta, 16 de agosto de 2019

Presidência da República responde Moção de Apoio enviada pelo Poder Legislativo

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo recebeu, no início desta semana, o retorno de uma Moção de Apoio às instituições federais, pelo não contingenciamento de verbas, que foi enviado à Presidência da República.

O documento que se solidariza com as instituições federais de ensino técnico e superior, foi requerido pelo vereador Felippe Terra Grass (PDT), e subscrito pelos demais edis. Conforme o documento recebido, o Gabinete Pessoal da Presidência da República deve encaminhar a Moção de Apoio ao Ministério da Educação, tendo em vista a natureza do assunto.

Na última segunda-feira, 12, Felippe entregou a resposta da União ao IFFar, campus Santo Ângelo. Na ocasião, foi recebido pela diretora geral, Rosane Rodrigues Pagno; pela Diretora de Pesquisa, Extensão e Produção, Ângela Pawlowski; diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Karlise Soares Nacimento; diretora de Ensino, Andreia Pereira; e pelo diretor Administrativo, Marcelo da Silva Andreazza.

Felippe afirma que, por se preocupar com o futuro dos jovens e com a educação brasileira, fez o encaminhamento da Moção, como sendo mais um instrumento de apoio, e entendeu ser importante dar o retorno ao IFFar. “Este diálogo é necessário para verificarmos o que nós, enquanto Poder Público Municipal, podemos fazer para colaborar com o Instituto e não deixar que o contingenciamento prejudique o andamento das aulas”, afirmou o vereador.

Os diretores do IFFar Santo Ângelo explicaram à Felippe que as atividades acadêmicas poderão ser suspensas, porém algumas ainda estão sendo realizadas, como a Mostra de Tecnológica, Ações Inclusivas e o Programa Future-se.

A instituição federal da Capital das Missões possui 10 cursos, sendo os técnicos integrados ao ensino médio em Agricultura, Estética (Proeja), Manutenção e Suporte em Informática, e Administração. Já o subsequente, para quem já terminou o ensino médio, é em Enfermagem. Como Cursos de graduação, a instituição oferece Sistemas para Internet, Gestão do Agronegócio, Estética e Cosmética e licenciatura em Computação.

Contingenciamento de verbas

Segundo anúncio do Governo Federal, neste ano deverá haver um contingenciamento de recursos de 30% para instituições em geral e pode chegar a 41,4% para os institutos federais, que sofrerão mais impacto.

A diminuição nos recursos dizem respeito às despesas discricionárias, que somam ao todo cerca de 75% do custeio, ou seja, despesas para as atividades diárias, como aquisição de materiais, energia elétrica, água, serviços terceirizados de vigilância, manutenção e limpeza.

O orçamento anual do IFFar Santo Ângelo é de R$ 1.497.494,11. O contingenciamento deve diminuir, na prática, cerca de R$ 493 mil do orçamento de 2019.