
Com o objetivo de buscar ajuda ao Hospital Santo Ângelo, o provedor da Casa de Saúde, Odorico Bessa, esteve conversando com o presidente da Casa Legislativa santo-angelense, Maurício Loureiro (PDT), na tarde desta quarta-feira, 17.
Na ocasião, o provedor explicou que a situação do HSA é difícil e que há risco das portas serem fechadas. Bessa explicou a Loureiro que a instituição vem passando por problemas financeiros e que para não parar as atividades e fechar as contas do ano, precisa de um aporte de R$ 300 mil entre agosto e dezembro de 2019. “Não queremos fazer alarme, é um fato e precisamos tentar condições para manter todos os serviços em funcionamento”, ressaltou o provedor do HSA.
Além disso, Bessa enfatizou que sem a ajuda financeira, o hospital terá que parar, a partir do dia 15 de agosto, com os trabalhos na traumatologia. Loureiro afirmou que é necessário tomar medidas para que o atendimento à saúde não seja prejudicado, e já está articulando reuniões com os vereadores e Poder Executivo, para pensar em possíveis soluções.
MEDIDAS
Após a conversa com o provedor do HSA, Loureiro providenciou uma reunião emergencial para discutir as primeiras medidas a serem tomadas com relação ao caso.
Participaram do encontro a secretária da Mesa Diretora Jacqueline Possebom (PDT), os vereadores Valdonei da Luz(PDT), Márcio Antunes (Progressistas), Valter Mildner (REDE) e Lucas Lima (MDB), e os secretários municipais Vando Ribeiro, de Turismo, Esporte e Lazer, e Everaldo de Oliveira, de Assistência Social.
Na oportunidade, Loureiro ressaltou que é necessário verificar de onde vem o déficit e o que é preciso fazer para melhorar a situação. “O Governo Municipal de Santo Ângelo está fazendo sua parte, passando para o HSA o montante mensal combinado. Agora vamos entrar em contato com a Associação dos Municípios das Missões (AMM) e a Associação dos Legislativos das Missões (AMM)com o objetivo de sensibilizar os prefeitos e vereadores, quanto a importância de manter os pagamentos em dia, para manter o hospital funcionando“, enfatizou Loureiro.
Conforme o presidente, ficou definido que a Casa Legislativa buscará e cobrará do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, e do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, a liberação de mais recursos para o HSA. Além de buscar os 24 municípios atendidos pelo hospital, também foram sugeridas outras providências que podem partir do Poder Legislativo de Santo Ângelo Para deliberá-las, bem como esclarecer dúvidas acerca da situação, Loureiro marcou uma reunião todos vereadores e com Odorico Bessa, para a próxima quarta-feira.