Quarta, 17 de julho de 2019
Poder Legislativo se mobiliza pelo Hospital Santo Ângelo

Com o objetivo de buscar ajuda ao Hospital Santo Ângelo, o provedor da Casa de Saúde, Odorico Bessa, esteve conversando com o presidente da Casa Legislativa santo-angelense, Maurício Loureiro (PDT), na tarde desta quarta-feira, 17.

Na ocasião, o provedor explicou que a situação do HSA é difícil e que há risco das portas serem fechadas. Bessa explicou a Loureiro que a instituição vem passando por problemas financeiros e que para não parar as atividades e fechar as contas do ano, precisa de um aporte de R$ 300 mil entre agosto e dezembro de 2019. “Não queremos fazer alarme, é um fato e precisamos tentar condições para manter todos os serviços em funcionamento”, ressaltou o provedor do HSA. 

Além disso, Bessa enfatizou que sem a ajuda financeira, o hospital terá que parar, a partir do dia 15 de agosto, com os trabalhos na traumatologia. Loureiro afirmou que é necessário tomar medidas para que o atendimento à saúde não seja prejudicado, e já está articulando reuniões com os vereadores e Poder Executivo, para pensar em possíveis soluções.

MEDIDAS
Após a conversa com o provedor do HSA, Loureiro providenciou uma reunião emergencial para discutir as primeiras medidas a serem tomadas com relação ao caso.

Participaram do encontro a secretária da Mesa Diretora Jacqueline Possebom (PDT), os vereadores Valdonei da Luz(PDT), Márcio Antunes (Progressistas), Valter Mildner (REDE) e Lucas Lima (MDB), e os secretários municipais Vando Ribeiro, de Turismo, Esporte e Lazer, e Everaldo de Oliveira, de Assistência Social. 

Na oportunidade, Loureiro ressaltou que é necessário verificar de onde vem o déficit e o que é preciso fazer para melhorar a situação. “O Governo Municipal de Santo Ângelo está fazendo sua parte, passando para o HSA o montante mensal combinado. Agora vamos entrar em contato com a Associação dos Municípios das Missões (AMM) e a Associação dos Legislativos das Missões (AMM)com o objetivo de sensibilizar os prefeitos e vereadores, quanto a importância de manter os pagamentos em dia, para manter o hospital funcionando“, enfatizou Loureiro.

Conforme o presidente, ficou definido que a Casa Legislativa buscará e cobrará do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, e do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, a liberação de mais recursos para o HSA.  Além de buscar os 24 municípios atendidos pelo hospital, também foram sugeridas outras providências que podem partir do Poder Legislativo de Santo Ângelo Para deliberá-las, bem como esclarecer dúvidas acerca da situação, Loureiro marcou uma reunião todos vereadores e com Odorico Bessa, para a próxima quarta-feira.

OUTRAS NOTÍCIAS
16 de abril de 2025
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo foi palco de um importante debate sobre a causa animal
15 de abril de 2025
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realiza audiência pública para tratar da limpeza urbana no município
14 de abril de 2025
Aprovadas na última segunda-feira demandas importantes para comunidade
10 de abril de 2025
Infraestrutura Urbana em pauta com a visita de Marcio Zimpel ao Gabinete da Presidência
09 de abril de 2025
Presidente do Legislativo Nivaldo Langer de Moure- Nêne recebe alunos do oitavo ano da Escola Tereza Verzeri