Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 14 de agosto de 2019

Poder Legislativo promove “Vereador por um dia - Idoso”

Por solicitação da vereadora Jacqueline Possebom (PDT), a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizará uma Sessão Especial diferente, será o “Vereador por um dia” para os idosos.

Conforme o requerimento apresentado e aprovado na Sessão Ordinária do último dia 05, o Plenário Juarez Lemos receberá grupos de Terceira Idade do Município para uma simulação de sessão ordinária, em que os idosos assumirão o posto dos edis e realizarão os trabalhos da Casa.

Os grupos de idosos do município vão eleger os seus representantes para participar da atividade, no lugar dos 15 vereadores, na Sessão Especial marcada para às 9 horas do dia 08 de outubro.

Para Jacqueline, que é secretária da Mesa Diretora, esta é uma forma de valorizar os idosos e de oportunizar que eles próprios façam a suas solicitações. “A ideia é dar voz às reivindicações dos idosos, para saber os anseios, suas dificuldades, promovendo, através do diálogo, uma aproximação da classe e do Poder Legislativo”, esclareceu a vereadora.

A secretária da Mesa Diretora esclarece ainda que todos os pedidos dos idosos que atuarem como vereadores por um dia, serão encaminhados aos setores competentes, para serem resolvidos, realizados ou incluídos nas demandas, conforme o anseio deste público.

Projeto

A Sessão Legislativa “Vereador por um dia - Idoso”, faz parte de um Projeto de Decreto Legislativo, proposto por Jacqueline e aprovado pelos edis, em 2015. A matéria institui que a atividade seja realizada no mês de outubro, tendo em vista que o Dia do Idoso é comemorado no dia primeiro do mesmo mês.

Podem participar da sessão, os Grupos de Terceira Idade e Idosos de Santo Ângelo, que vão indicar associados com idade a partir dos 60 anos. Para participar, os grupos deverão se manifestar oficialmente junto à Mesa Diretora, com a antecedência de até 30 dias da realização da solenidade.

Dentre os inscritos, serão selecionados 15 participantes, e destes serão escolhidos presidente, vice-presidente e secretário.