Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça, 24 de outubro de 2017

Poder Legislativo presta homenagem à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo

Neste ano, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo completou 40 anos de fundação. A data, assim como a relevância do trabalho realizado pela Liga, teve destaque na última segunda-feira, dia 23, durante sessão especial promovida pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

A homenagem, proposta pelo vereador Vinícius Makvitz, contou com a presença de mulheres que fizeram e fazem a diferença no amparo às pacientes e no combate à doença. Dona Ilza Farias de Farias, fundadora da Liga no município foi uma das homenageadas da noite. Emocionada, ela agradeceu, mencionou algumas das dificuldades enfrentadas na época e, sobretudo, ressaltou a satisfação em ver os resultados do trabalho realizado.

Marlise Barbosa, atual presidente da Liga, também fez questão de citar a dedicação e perseverança da senhora Ilza e de suas voluntárias. Seguiu seu pronunciamento reiterando a importância do apoio das entidades, de voluntários, do Poder Público e demais parceiros para o prosseguimento das ações.

“Somos feitas de muitas pequenas partes. Dependemos de doações, motivação das voluntárias, ampliação da visão social das empresas e da parceria com o Poder Público para implementar nossos projetos, mas encaramos tudo isso como parte do nosso desafio de transformação. Agradecemos a homenagem desta Casa e convidamos os cidadão para nos acompanhar nessa caminhada, para que possamos seguir em frente e irmos cada vez mais longe na prevenção ao câncer e na busca do restabelecimento da saúde dos homens, mulheres e crianças”, afirmou Marlise.

TRABALHO VOLUNTÁRIO QUE SALVA VIDAS

De sua parte, o proponente da sessão, vereador Vinícius Makvitz, parabenizou o trabalho realizado pela Liga. “Há  quatro décadas presente em nossa comunidade, movidas pelo amor, pela sensibilidade, empatia e coragem, a Liga busca a prevenção do câncer e o restabelecimento da saúde de pacientes oncológicos que necessitam de apoio. Através desse trabalho voluntário, solidário, comprometido e de qualidade, essas voluntárias vêm salvando vidas”, afirmou Makvitz.

Conforme o vereador, entre as atividades realizadas pela Liga está a realização de coletas e encaminhamentos dos materiais para exames, assim como a doação de cestas básicas aos pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico. Além disso, concedem auxílio para a aquisição de medicamentos não disponibilizados pelo SUS, para a compra de material de higiene ou aquisição de passagens para tratamento em outros municípios.

“Só podemos ser imensamente gratos à Liga Feminina de Combate ao Câncer pelo valoroso trabalho e desejar vida longa a essa entidade e a todas as suas colaboradoras, que, despretensiosamente, realizam um trabalho de amor à vida, às nossas mulheres, homens e crianças, acometidos pelo câncer, bem como na prevenção do mesmo”, finalizou o vereador.

 

PRESENÇAS

Estiveram prestigiando a sessão os Secretários Municipais Osvaldir Ribeiro de Souza e Everaldo de Oliveira, assim como a Coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Simone Lunkes a Delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Elaine Maria da Silva, a fundadora da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo, senhora Ilza Farias de Farias, a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Santo Ângelo, Marlise Barbosa, o assessor do  Deputado Federal Cajar Nardes e ex vereador de Santo Ângelo, André Marques, a coordenadora ajunta da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, o Provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida, dentre outros.

 

 
17 de novembro de 2017
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 21, das 07h 30min horas às 13h30min na Prefeitura de Santo Ângelo, junto à Secretaria de Administração
17 de novembro de 2017
A sede da Câmara de Vereadores será o local de encontro e preparação dos noivos, que receberão toda a indumentária que o momento requer. Na ocasião, cerca de 30 casais vão oficializar a relação.
16 de novembro de 2017
Conforme informou o vereador Rodrigo Trevisan, solicitação encaminhada ao Estado também é pelo repasse de armamento, viaturas e equipamentos de segurança que colaborem com o trabalho da polícia.
14 de novembro de 2017
Homenagem, proposta pelo vereador Valdonei da Luz, foi aprovada por unanimidade.
10 de novembro de 2017
Estruturas ampliam a calçada para permitir convívio social e poderão ser colocadas em qualquer bairro da cidade. Iniciativa foi apresentada pelos vereadores Vinícius Makvitz e Maurício Loureiro