Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Terça, 24 de outubro de 2017

Poder Legislativo presta homenagem à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo

Neste ano, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo completou 40 anos de fundação. A data, assim como a relevância do trabalho realizado pela Liga, teve destaque na última segunda-feira, dia 23, durante sessão especial promovida pela Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

A homenagem, proposta pelo vereador Vinícius Makvitz, contou com a presença de mulheres que fizeram e fazem a diferença no amparo às pacientes e no combate à doença. Dona Ilza Farias de Farias, fundadora da Liga no município foi uma das homenageadas da noite. Emocionada, ela agradeceu, mencionou algumas das dificuldades enfrentadas na época e, sobretudo, ressaltou a satisfação em ver os resultados do trabalho realizado.

Marlise Barbosa, atual presidente da Liga, também fez questão de citar a dedicação e perseverança da senhora Ilza e de suas voluntárias. Seguiu seu pronunciamento reiterando a importância do apoio das entidades, de voluntários, do Poder Público e demais parceiros para o prosseguimento das ações.

“Somos feitas de muitas pequenas partes. Dependemos de doações, motivação das voluntárias, ampliação da visão social das empresas e da parceria com o Poder Público para implementar nossos projetos, mas encaramos tudo isso como parte do nosso desafio de transformação. Agradecemos a homenagem desta Casa e convidamos os cidadão para nos acompanhar nessa caminhada, para que possamos seguir em frente e irmos cada vez mais longe na prevenção ao câncer e na busca do restabelecimento da saúde dos homens, mulheres e crianças”, afirmou Marlise.

TRABALHO VOLUNTÁRIO QUE SALVA VIDAS

De sua parte, o proponente da sessão, vereador Vinícius Makvitz, parabenizou o trabalho realizado pela Liga. “Há  quatro décadas presente em nossa comunidade, movidas pelo amor, pela sensibilidade, empatia e coragem, a Liga busca a prevenção do câncer e o restabelecimento da saúde de pacientes oncológicos que necessitam de apoio. Através desse trabalho voluntário, solidário, comprometido e de qualidade, essas voluntárias vêm salvando vidas”, afirmou Makvitz.

Conforme o vereador, entre as atividades realizadas pela Liga está a realização de coletas e encaminhamentos dos materiais para exames, assim como a doação de cestas básicas aos pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico. Além disso, concedem auxílio para a aquisição de medicamentos não disponibilizados pelo SUS, para a compra de material de higiene ou aquisição de passagens para tratamento em outros municípios.

“Só podemos ser imensamente gratos à Liga Feminina de Combate ao Câncer pelo valoroso trabalho e desejar vida longa a essa entidade e a todas as suas colaboradoras, que, despretensiosamente, realizam um trabalho de amor à vida, às nossas mulheres, homens e crianças, acometidos pelo câncer, bem como na prevenção do mesmo”, finalizou o vereador.

 

PRESENÇAS

Estiveram prestigiando a sessão os Secretários Municipais Osvaldir Ribeiro de Souza e Everaldo de Oliveira, assim como a Coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Simone Lunkes a Delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Elaine Maria da Silva, a fundadora da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santo Ângelo, senhora Ilza Farias de Farias, a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Santo Ângelo, Marlise Barbosa, o assessor do  Deputado Federal Cajar Nardes e ex vereador de Santo Ângelo, André Marques, a coordenadora ajunta da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, o Provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida, dentre outros.

 

 
25 de junho de 2019
Sessão Especial foi proposta pelo presidente da Casa Legislativa, Dionísio Faganello (DEM)
24 de junho de 2019
Vereadores representaram a Casa Legislativa no ato de assinatura da Ordem de Serviço