
Uma comitiva formada por lideranças do município participa, no decorrer desta semana, de importantes audiências em Brasília.
Na tarde de ontem, dia 29, o Presidente do Legislativo de Santo Ângelo, Osvaldir Ribeiro de Souza -Vando, o prefeito eleito, Jacques Barbosa e o vereador Vinícius Makvitz estiveram no Tribunal de Contas da União – TCU, com o Ministro João Augusto Ribeiro Nardes e com o Deputado Cajar Nardes. No encontro, dentre os assuntos tratados teve destaque a situação do aeroporto de Santo Ângelo, que aguarda a segunda vistoria da ANAC para liberação de voos comerciais.
Conforme informaram os edis, o término dos ajustes solicitados pela Agência Reguladora deve ocorrer até o dia 20 de dezembro. A expectativa é de que até o final de janeiro o aeródromo já esteja liberado para receber aeronaves de grande porte.
Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
As lideranças locais também estiveram reunidas com o Ministro Osmar Terra para tratar sobre o programa de crédito para micro-empreendimentos, que será implementado pelo Ministério já no próximo ano.
Questões ligadas ao Programa Bolsa Família e a inclusão de Santo Ângelo no Projeto Criança Feliz, que visa dar assistência a crianças nos primeiros 1.000 dias de vida (até os 3 anos de idade) também pautaram o encontro.
Em síntese, o Criança Feliz pretende contratar cerca de 80 mil pessoas com ensino médio completo para fazer o atendimento presencial aos filhos de beneficiários do Bolsa Família. Serão os chamados visitadores, que estarão nas casas de pessoas atendidas pelo Bolsa Família com filhos até 3 anos de idade.
Esportes e ações sociais
Com o Deputado Federal João Derly, os edis trataram de ações voltadas à prática do esporte e demais projetos sociais a serem implementados no próximo ano. A intenção é conquistar emendas parlamentares para viabilizar iniciativas no município.