Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

Quarta, 12 de dezembro de 2018

Paulo Prado Machado é agraciado com Título Cidadão Honorário de Santo Ângelo

 

O Plenário Juarez Lemos da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Ângelo, foi palco da entrega do título de Cidadão Honorário ao escritor e poeta Paulo Prado Machado.

A proposta apresentada pela vereadora Zilá Andres (PP), teve como orador o edil Rodrigo Trevisan (PP), que discursou em nome da Casa Legislativa. Em sua fala, Trevisan destacou o histórico do homenageado, falou de sua importante contribuição para a cultura de Santo Ângelo, e afirmou que a Câmara cumpre uma importante missão de legitimar a vontade popular ao conceder tal título. “Sua história evidencia o caráter de um cidadão valoroso, abençoado, com uma vocação e sensibilidade concedida a poucos. Consciente do seu papel no seio da sociedade, empresta o seu talento à nossa cultura, de forma ímpar, agregando valores e destaque a história do nosso município e da nossa região”.

Além disso, Trevisan enfatizou a Paulo Prado Machado, que “sua vida pessoal e sua trajetória por si só já são dignos de reconhecimento, porém o mérito desta homenagem, que todos nós lhe rendemos nesta noite, tem o objetivo de agradecer seus esforços e dedicação, empenhados de forma voluntária pelo desenvolvimento cultural de nossa terra”.

Na presença de familiares e amigos, o homenageado, resgatou a trajetória de sua família e afirmou estar profundamente honrado em receber o título de Cidadão Honorário, o dedicando à sua mãe, Maria Prado Machado. “Sinto-me profundamente honrado em receber esta tamanha homenagem. Não a recebesse, mesmo assim eu continuaria amando esta terra da mesma forma, pois este pó vermelho corre também nas minhas veias”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Paulo Prado Machado também lembrou histórias relacionadas ao cinema, à Arca do Tempo, dentre outras ações que tiveram sua participação na Capital das Missões, e enfatizou a necessidade de se valorizar a Fonte Histórica, localizada no Bairro Haller, considerando a sua importância para o turismo do município.

Após seu discurso, Paulo recebeu homenagens do presidente da Academia Santo-angelense de Letras, Otávio Reichert, e de Meliza Berwanger, que proferiram poesias no plenário.

Participaram da Mesa de Honra a secretária Municipal de Cultura Neusa Cavalheiro, que representou o Poder Executivo, a Capitã Josiane Teloeken, representando o 11º Batalhão de Bombeiro Militar, a jornalista Gilda Gonçalves Karlinski, representando a diretoria geral da URI, o Procurador da República Osmar Veronese e o presidente da Academia Santo-angelense de Letras (Asle) Otávio Reichert.

25 de junho de 2019
Sessão Especial foi proposta pelo presidente da Casa Legislativa, Dionísio Faganello (DEM)
24 de junho de 2019
Vereadores representaram a Casa Legislativa no ato de assinatura da Ordem de Serviço