Terça, 28 de julho de 2015
NPOR de Comunicações recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realizou ontem, dia 27, sessão especial alusiva aos 20 anos de instalação do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva - NPOR de Comunicações no município.

A homenagem, proposta pelo vereador Osvaldir Ribeiro de Souza – Vando (PMDB), foi aprovada por unanimidade e contou com a presença de instrutores, alunos e ex-alunos de algumas das turmas constituídas.

Ao se pronunciar, Vando falou sobre a trajetória do Núcleo, criado no dia 22 de junho de 1995 e subordinado ao 1º Batalhão de Comunicações, sendo, atualmente, o único NPOR de Comunicações do País. Sua primeira turma foi formada no ano de 1996, com a declaração de 20 aspirantes a oficial de comunicações.

Dando prosseguimento, o edil fez questão de ressaltar o valor da doutrina militar passada aos alunos do Núcleo. “A qualificação dos jovens que por ali passam, sobretudo com a formação de seu caráter, são legados de valor inestimável para a sociedade santo-angelense e regional, de forma que, em todas as dificuldades pelas quais tanto, o aluno, quanto o Aspirante-a-Oficial, possam passar em suas vidas, terão sempre em mente as experiências tanto teóricas, quanto práticas pelas quais tiveram contato quando desse período relevante e intenso que é o vivido no NPOR. Um Aspirante-Comunicante não é apenas um militar formado e preparado para a batalha bélica, mas é também, um guerreiro talhado para o combate das hostilidades que a vida civil apresenta” frisou Vando.

Conforme informou o Instrutor Chefe do Núcleo, Capitão Heber Moura, desde sua fundação, já foram formadas 19 turmas, totalizando 374 aspirantes a oficiais declarados. A turma atual possui 17 alunos, que deverão ser declarados aspirante no mês de novembro deste ano.

A homenagem foi solidificada com a entrega de placa aos primeiros colocados das turmas constituídas durante os 20 anos do NPOR de Comunicações em Santo Ângelo. A Banda do 1º Batalhão de Comunicações também esteve participando do ato, momento em que interpretou o Hino Nacional Brasileiro.

 

O NPOR em Santo Ângelo

O primeiro Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva em Santo Ângelo foi criado no ano de 1972, subordinado ao 5º Regimento de Carros de Combate, da Arma de Cavalaria.

No ano de 1973, com a transferência do 5º RCC para a cidade de Rio Negro, PR, foi extinto o NPOR de Cavalaria e criado o NPOR de Infantaria, subordinado ao 61º Batalhão de Infantaria Motorizado, mantendo-se ativo até o ano de 1992, quando da transferência do 61º BIMtz para Cruzeiro do Sul, AC.

Em 1995 foi criado o NPOR de Comunicações, subordinado ao 1º Batalhão de Comunicações, em funcionamento até os dias atuais.

O Curso de Formação de Oficiais da Reserva foi criado no ano de 1927 com o intuito de dotar o Exército Brasileiro de uma reserva mobilizável de oficiais combatentes, tendo como idealizador o Tenente Coronel Luis de Araújo Correia Lima.

O conceito apresentado foi o de proporcionar aos jovens universitários a conciliação das atividades acadêmicas com o Serviço Militar Obrigatório.

OUTRAS NOTÍCIAS
25 de maio de 2022
Legislativo aprova abertura de Crédito Especial de mais de 3,6 milhões de reais para a área da Saúde
24 de maio de 2022
Presidente do Legislativo participa de importantes reuniões na Casa Civil em Porto Alegre
24 de maio de 2022
Colégio Onofre Pires completa 98 anos de trabalho para a comunidade de Santo Ângelo
23 de maio de 2022
Em visita ao Legislativo, a Comissão das Margaridas convida para a tradicional Festa Junina
20 de maio de 2022
Prefeito Municipal sanciona Projeto de Lei que flexibiliza pagamento de dívidas tributárias