Quinta, 09 de maio de 2019
Lei institui Dia Municipal da Fibromialgia e determina inclusão de símbolos em placas preferenciais

Um Projeto de Lei que determina que os estabelecimentos públicos e privados de Santo Ângelo incluam nas placas de Atendimento Prioritário o Símbolo Mundial da Fibromialgia, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da última segunda-feira, 06.

Protocolado pelo Poder Executivo, o projeto foi uma sugestão da vereadora Jacqueline Possebom, após encontros e discussões com portadoras da doença. Com a aprovação da Lei, os estabelecimentos públicos e privados, como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, estacionamentos, lojas em geral, terão 120 dias para adequar as placas existentes com o símbolo da fribromialgia.

 Para Jacqueline, esta é uma conquista e um caminho para a inclusão. “A aprovação desta Lei é importante para que fibromiálgicos possam continuar lutando para considerar a doença incapacitante primária, e por mais políticas públicas que permitam a inlcusão efetiva”, assinalou a vereadora.

A edil esclarece que a doença ocorre em cerca de 3% da população brasileira, sendo que predomina em mulheres com idade entre 35 e 44 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma síndrome comum, que pode ocorrer em quadro isolado ou estar associada à outras patologias reumáticas, como artrite reumatóide ou espondilite anquilosante, que são doenças inflamatórias. A associação promove a piora da capacidade e da qualidade de vida dos pacientes.

Dia Municipal da Fibromialgia

A Lei aprovada também institui o Dia Municipal da Fibromialgia, que será comemorado anualmente em 12 de maio. Para celebrar a data, o município deverá promover palestras, debates, seminários, e qualquer outro informativo que contribua para a conscientização e divulgação da doença, objetivando uma maior inclusão das pessoas portadoras da fibromialgia.

Conforme o Executivo, “é de extrema importância que os portadores de Fibromialgia tenham atendimento preferencial, pois a demora nas filas dificulta a espera, acarretando o aumento, demasiadamente, da dor e formigamento nos pés e mãos, além das fortes dores musculares no corpo inteiro e fadiga”. 

OUTRAS NOTÍCIAS
16 de abril de 2025
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo foi palco de um importante debate sobre a causa animal
15 de abril de 2025
Câmara de Vereadores de Santo Ângelo realiza audiência pública para tratar da limpeza urbana no município
14 de abril de 2025
Aprovadas na última segunda-feira demandas importantes para comunidade
10 de abril de 2025
Infraestrutura Urbana em pauta com a visita de Marcio Zimpel ao Gabinete da Presidência
09 de abril de 2025
Presidente do Legislativo Nivaldo Langer de Moure- Nêne recebe alunos do oitavo ano da Escola Tereza Verzeri