Sexta, 27 de abril de 2018
Legislativo solicita à CORSAN informações sobre a qualidade da água distribuída no município

Diante do surto de toxoplasmose registrado em Santa Maria, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo aprovou requerimento para que a Corsan local esclareça como está a qualidade da água que chega nas residências de Santo Ângelo.

O requerimento foi subscrito pelo vereador Vando Nolasco. Para o edil, a solicitação se faz necessária a fim de acalmar a população e evitar a disseminação de informações que não são reais. “Precisamos orientar nossa população e informar as providências que estão sendo tomadas para acalmar os mais aflitos. Sugerimos que façam uma coletiva de imprensa para que a população obtenha as informações corretas”, acrescentou o vereador.

Em Santa Maria, a companhia afastou qualquer possibilidade de que a água distribuída pela Corsan tenha relação com o surto. Uma equipe da vigilância em saúde nacional vai ser disponibilizada para atuar em Santa Maria, e também no Estado, para investigar o foco da doença, que continua desconhecido. Até agora, 51 pacientes foram diagnosticados com o  protozoário. 

 

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença pode ocorrer pela ingestão de oocistos [onde o parasita se desenvolve] provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminadas com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro; ou por intermédio de infecção transplancentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a infecção durante a gravidez.

Sintomas

Em alguns casos os sintomas não se manifestam, mas podem ser:

Febre;

Cansaço;

Mal estar;

Gânglios inflamados.

O período de incubação da toxoplasmose vai de 10 a 23 dias quando a causa é a ingestão de carne, e de 5 a 20 dias quando o motivo é o contato com cistos de fezes de gatos.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Infectologia lista algumas medidas de prevenção:

Não ingerir carnes cruas ou malcozidas;

Comer apenas vegetais e frutas bem lavados em água corrente;

Evitar contato com fezes de gato. As gestantes, além de evitar o contato com gatos, devem submeter-se a adequado acompanhamento médico (pré-natal). Alguns países obtiveram sucesso na prevenção da contaminação intrauterina fazendo testes laboratoriais em todas as gestantes;

Em pessoas com deficiência imunológica a prevenção pode ser necessária com o uso de medicação dependendo de uma análise individual de cada caso.

OUTRAS NOTÍCIAS
16 de abril de 2024
Confira os cinco novos pedidos de informação apresentados pelos vereadores
16 de abril de 2024
Vereadores recebem reivindicações de moradores do bairro Jardim Sabo
15 de abril de 2024
Confira os Projetos de Lei aprovados em Plenário nesta semana
15 de abril de 2024
Legislativo recebeu o diretor da campanha “É melhor comprar aqui”
14 de abril de 2024
Legislativo se fez presente durante a inauguração da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vitor Hugo Boff