Brasão

Câmara de Vereadores
de Santo Ângelo

Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.
Terça, 11 de setembro de 2018

Legislativo promove Sessão Especial alusiva ao Setembro Amarelo

Na noite dessa segunda-feira, 10, no Plenário Juarez Lemos da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, foi realizada uma Sessão Especial alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
O vereador Dionísio Faganello (DEM), que requereu a solenidade com o intuito de alertar e promover o debate sobre o suicídio e suas possíveis causas, discursou em nome da casa Legislativa, e lembrou que falar sobre esse assunto já foi um tabu muito maior.
O edil enfatizou o trabalho realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que é uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil, atuando em situações de crise e atendendo chamados pelo número 188, durante as 24 horas do dia, sem custo algum. “Essa campanha mostra que a prevenção ao suicídio é possível, e que mais de 90% dos casos podem ser evitados através do apoio”, afirmou Faganello.
Para a coordenadora do curso de Psicologia da URI Santo Ângelo, Giana Brum Vendrusculo, é preciso dar uma atenção especial a esse problema. A docente apresentou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indicam o aumento do suicídio nas últimas décadas, envolvendo pessoas de diversas faixas etárias e de vários contextos socioeconômicos. “Trata-se de um problema social de grande relevância para a saúde pública e que pode ser evitado”, afirmou.
A coordenadora do curso de Psicologia afirmou que “o intuito do Setembro Amarelo é chamar atenção para uma situação que retira a vida de milhões de pessoas em todo o mundo e que pode ser evitada, especialmente, por meio do apoio psicológico para os que atentam contra a própria vida e para aqueles que vivenciam o luto da perda”.
Também participaram da Sessão Especial, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, representando o Executivo Municipal, Simone Lunkes, o Comandante do 7º RPMonTenente Coronel José Vilmar Robaina da Jornada, o coordenador do Conselho Tutelar de Santo Ângelo, Jonatã Ferreira e a diretora da Escola Adventista do Sétimo dia, Tatiane Goetz dos Santos.

18 de setembro de 2018
Solenidade foi proposta pela Vereadora Zilá Andres (PP), e realizada nessa segunda-feira, 17, no Plenário Juarez Lemos