Segunda, 12 de abril de 2021
Legislativo presente na entrega de equipamentos do Projeto Coleta Mais Limpa

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo esteve presente na tarde da última sexta-feira, dia 09, do lançamento oficial e da entrega de veículos, equipamentos e materiais do projeto “Coleta mais limpa – Programa Lixo Zero”, promovido pelo Poder Executivo municipal.

A Casa Legislativa foi representada na solenidade realizada na Praça Raul Oliveira, pelo presidente Nader Awad (PSD). Também estiveram presentes no evento, o vice-presidente do Legislativo Carlos Gonçalves (PRTB), secretário da Mesa Diretora Marcos André (PTB), e os vereadores Nivaldo Langer de Moura (NENE) (PP), Márcio Antunes (MDB), Gilberto Corazza (PT), Rodrigo Flores (PDT), Vando Ribeiro (MDB), João Cardoso (PSL) e Nerison Abreu (PRTB).

Os materiais cedidos foram adquiridos com recurso do Projeto Coleta Mais Limpa, e atende o termo de convênio celebrado entre o município de Santo Ângelo e o Ministério do Meio Ambiente, para melhorar a gestão de resíduos sólidos e a coleta dos grandes geradores, como o comércio em geral, hotéis, restaurantes, condomínios e afins, na área central da Capital das Missões.

O Chefe do Executivo Municipal, Jacques Barbosa, lembrou da articulação dos deputados Osmar Terra e Ubiratan Sanderson, para que Santo Ângelo fosse contemplado em Brasília e recebesse os recursos do Ministério do Meio Ambiente. Para o prefeito, o projeto possibilitará geração de emprego e renda com sustentabilidade, aliando desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Nader Awad, afirma que este programa demonstra a preocupação e o cuidado do Poder Público com o meio ambiente, além de ser fundamental para a melhoria da estrutura de trabalho dos colaboradores da Ecos do Verde, e para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e comerciantes santo-angelenses.

Há seis anos à frente do Ecos do Verde, a presidente da associação, Carla Martini Nicoletti, destacou que é uma grande conquista poder participar do projeto, pois aumentará a demanda e possibilitará a abertura de mais postos de trabalho, valorizando o catador individual no trabalho cooperativo e organizado. “Hoje nós temos 49 pessoas associadas e a nossa expectativa é ter em torno de 100 pessoas na nossa cooperativa”, afirmou.

Entrega

O projeto “Coleta mais limpa – Programa Lixo Zero” destinou à associação Ecos do Verde dois caminhões novos com baú, um trator novo, com conjunto frontal composto de concha, guincho e garfo empilhador, duas prensas hidráulicas, sendo um com capacidade de 20 toneladas e outra de 40 toneladas, e uma balança digital do tipo plataforma, com capacidade de 1000 kg.

A Ecos do recebeu a doação de 336 kits de EPIs e uniformes, para serem usados pelos trabalhadores da central de triagem, motoristas e coletores. Além disso, a prefeitura fornecerá 12 meses de combustível e óleos lubrificantes para a manutenção e operação de veículos.

Além disso, duas esteiras transportadoras devem ser entregues à Ecos do Verde.

Presenças

Participaram da cerimônia colaboradores da Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde, o deputado estadual Eduardo Loureiro; o vice-prefeito, Volnei Teixeira; secretário Municipal de Meio Ambiente Francisco da Silva Medeiros e equipe técnica da pasta, Nívio Braz representando o deputado Ubiratan Sanderson; e Nara Damião, representando o deputado Osmar Terra.