Quarta, 24 de outubro de 2018
Legislativo presente na abertura da Semana Municipal do Idoso

A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo esteve presente, na manhã dessa quarta-feira, 24, da 1ª Conferência da Pessoa Idosa, evento promovido pelo Governo Municipal e Conselho Municipal do Idoso, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SMASTC).

O encontro iniciou às 8h30min no auditório do Colégio Marista, e segue até as 17 horas. A abertura oficial contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, Everaldo de Oliveira, vereadora Jacqueline Possebom, prefeito Jacques Barbosa e o Secretário de Assistência Social, Lauri Juliani.

Após a solenidade, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Jussara Rauth, proferiu uma palestra com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Conforme Jussara, a ideia é falar sobre “o quanto o envelhecimento e a velhice das pessoas tem sido um desafio especialmente nesse século, para os governos, para as próprias pessoas, para as áreas da saúde e assistência e a comunidade em geral, afinal de contas há um número grande de pessoas idosas e de pessoas que envelhecem muito”.

Durante a tarde, a programação conta com apresentação cultural do Grupo Maturidade Ativa do Sesc e trabalho em grupo sobre quatro eixos temáticos: Direitos fundamentais/ Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação da pessoa humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Além disso, ocorre exposição das propostas para aprovação em plenária, e encaminhamento na Conferência Estadual da Pessoa Idosa e eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual.

O Chefe do Legislativo enfatizou a necessidade e importância de eventos que valorizam a pessoa idosa, além de preparar a sociedade para conviver com os idosos, de modo a integrá-los cada vez mais na comunidade, assim como dar apoio e auxílio nessa fase da vida.

OUTRAS NOTÍCIAS
18 de julho de 2024
Legislativo visita o Hospital Regional das Missões
17 de julho de 2024
Alunos do programa RS Qualificação recebem certificado
16 de julho de 2024
Legislativo aprova requerimento
15 de julho de 2024
Aprovado Projeto de Lei Executivo Nº 37/2024, que institui o Código de Posturas do Municíp
14 de julho de 2024
Legislativo faz reunião via teleconferência com integrantes da AEGEA