
A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo esteve presente, na manhã dessa quarta-feira, 24, da 1ª Conferência da Pessoa Idosa, evento promovido pelo Governo Municipal e Conselho Municipal do Idoso, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SMASTC).
O encontro iniciou às 8h30min no auditório do Colégio Marista, e segue até as 17 horas. A abertura oficial contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, Everaldo de Oliveira, vereadora Jacqueline Possebom, prefeito Jacques Barbosa e o Secretário de Assistência Social, Lauri Juliani.
Após a solenidade, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Jussara Rauth, proferiu uma palestra com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
Conforme Jussara, a ideia é falar sobre “o quanto o envelhecimento e a velhice das pessoas tem sido um desafio especialmente nesse século, para os governos, para as próprias pessoas, para as áreas da saúde e assistência e a comunidade em geral, afinal de contas há um número grande de pessoas idosas e de pessoas que envelhecem muito”.
Durante a tarde, a programação conta com apresentação cultural do Grupo Maturidade Ativa do Sesc e trabalho em grupo sobre quatro eixos temáticos: Direitos fundamentais/ Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação da pessoa humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Além disso, ocorre exposição das propostas para aprovação em plenária, e encaminhamento na Conferência Estadual da Pessoa Idosa e eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual.
O Chefe do Legislativo enfatizou a necessidade e importância de eventos que valorizam a pessoa idosa, além de preparar a sociedade para conviver com os idosos, de modo a integrá-los cada vez mais na comunidade, assim como dar apoio e auxílio nessa fase da vida.